Especial- Shakira: Oral Fixation Tour

Com o final da turnê mundial de Shakira, o Portal Shakira preparou para você com exclusividade um grande especial da Oral Fixation tour, trazendo curiosidades e detalhes que você certamente não vai perder.

Depois de dois lançamentos quase simultâneos e um ano de divulgação intensa, Shakira se recolhera com sua banda e sua equipe de apoio para preparar seu próximo feito. Semanas de ensaios e longas reuniões com Jaume de Laiguana foram necessárias. Foram feitos testes de som e imagem. Shakira e Jaume levaram semanas para se entender quanto à disposição das luzes. A ordem das faixas e as coreografias foram modificadas infinitas vezes e até mesmo um ensaio para o figurino foi feito antes que a turnê estreasse em 13 de junho de 2006, na cidade de Zaragoza, na Espanha. Estaria iniciada aquela que seria a maior turnê de Shakira até então. Cobrindo mais de 40 países, a turnê Fijación Oral teve mais de 100 apresentações e foi assistida por cerca de dois milhões e meio de fãs nos cinco continentes.

Porém, a apresentação em Zaragoza não seria o final do processo de concepção da turnê. “Com essa turnê aprendi a ser mais íntima sobre o palco. A buscar a perfeição nos detalhes, nos movimentos, das danças, em uma imagem, em um arranjo” diz Shakira, uma perfeccionista assumida. Duas apresentações depois a canção Obtener Um Si seria incluída no track list. Além disso, posteriormente o figurino ganharia mais uma peça e bailarinas seriam adicionados no número final, Hips Don’t Lie.

Como sempre ligada a sua língua materna, Shakira preferiu estrear a turnê com onze shows na Espanha. A turnê ainda seguiu com shows pela Romênia, Grécia e Croácia antes de sua seqüência na América do Norte. Em seguida, a turnê adentrou sua etapa latina, antes de iniciar o ano de 2007 com apresentações no continente europeu. Para finalizar, após quase um ano de shows, Shakira fez uma mini-turnê pelo México e encerrou sua turnê com um espetáculo na Nigéria.

“O processo de fazer um disco é algo relativamente solitário. Este processo não se completa até que, como artista, se tenha a oportunidade de cantar para seus fãs e receber deles a resposta”, diz Shakira, que afirma que os espetáculos são a única maneira que tem de ‘tirar o pulso’ de seu sucesso: ” É aí que realmente se entende o sentimento da palavra ‘sucesso’, quando se converte em realidade todos aqueles números que se podem ver num papel.”

  

Problemas de Saúde

Embora não muito boa com horários, Shakira sempre foi fiel a seus compromissos. Desafortunadamente, porém, uma infecção na garganta a levou a cancelar dois shows. A doença, que a pegou na semana de seu aniversário, era resultado de uma das reclamações mais constantes da cantora: o frio europeu.

Simplicidade

Ao contrário de outras cantoras pop, Shakira impôs a sua turnê um visual simplista, o que lhe rendeu algumas críticas. Ao invés de figurinos mirabolantes e cenários elaborados, ela optou por cinco trocas de roupa discretas e por um cenário que alternava entre um painel de luzes e um grande telão.

Os Patrocinadores

Cada etapa da turnê de Shakira recebeu um diferente patrocinador. A etapa inicial, na Espanha, recebeu apoio da companhia automobilística Hyundai. A etapa norte americana, por sua vez, teve patrocínio da Wireless, operadora de celulares. A etapa final, na Europa, foi toda patrocinada pela SEAT.

Parceria com a SEAT

Da parceria de Shakira com a SEAT surgiu uma campanha de divulgação, com anúncios no rádio e na tv, que teve direito a um tema próprio: a canção ‘Pure Intuition’, gravada por Shakira com exclusividade para o projeto.

“Foi muito bom estar na Europa”, disse Shakira, “Foi um prazer ter a SEAT como principal parceira e ser guiada por eles. Também estou muito feliz com o compromisso que a SEAT assumiu com minha Fundação e que vai permitir que ainda mais crianças tenham acesso a boa educação e nutrição no meu país natal.”

Além de patrocinar a turnê européia de Shakira, a SEAT também preparou o Léon Cupra, carro desenhado por Shakira e que foi a leilão, arrecadando a quantia de 116 mil Euros para a fundação Pies Descalzos.

“Nós pudemos demonstrar os valores da SEAT para muita gente que normalmente não teria contato com nossa marca. Isso não teria sido possível sem Shakira”. Comenta Erich Schmitt, presidente da SEAT.

Zócalo

Shakira fechou sua passagem pelo México com chave de ouro. Depois de diversos shows pelo país, ela fez uma apresentação gratuita no Zócalo do país. O resultado foi uma reunião de mais de 210 mil pessoas, quebrando o Record anterior do local, que pertencia ao cantor Alejandro Fernandez, com 170 mil pessoas.

“Estou tirando duas semanas de férias para poder entrar no México com toda a força e viver esta experiência com toda a intensidade que o México oferece”, disse Shakira, pouco antes de iniciar sua passagem pelo país.

Depois de quase um ano de apresentações constantes, Shakira já não escondia o cansaço. As pequenas pausas ao longo da turnê haviam todas sido direcionadas para compromissos de divulgação, como apresentações em grandes eventos e gravações de videoclipes: “Não tenho pensado em sair correndo e me trancar num estúdio depois do último show. Quero descansar muito, ler, ver filmes, escutar música que não seja minha. Voltar a viver uma vida normal”, disse ela, em certa ocasião. “Penso muito em formar uma família com
Antônio, isso me faria muito feliz. Também me fará feliz poder dedicar mais tempo às crianças da minha fundação, que é outra das minhas metas para quando terminar a turnê”.

Curiosidades:

A patrocinadora dos shows nos Estados Unidos disponibilizou performances inteiras para downloads em celular.

Apesar de patrocinar a turnê européia de Shakira, a SEAT também cobriu o penúltimo show da turnê, na Turquia.

Após o trabalho com a diretora Farah Khan para a performance no VMA 2006, Shakira resolveu introduzir dançarinas em sua turnê pela primeira vez.

A guitarra cor-de-rosa cravejada de diamantes usada por Shakira na maioria dos shows será leiloada e o dinheiro obtido será revertido para a Fundação Pies Descalzos.

Cada show era encerrado com o comercial que Shakira gravou para a ONU falando sobre os prejuízos da AIDS na infância.

Eram necessários cem homens para a montagem da estrutura de ferro que sustentava o palco e toda a sua aparelhagem.

A Oral Fixation Tour foi a única a ter cinco apresentações na cidade de Miami.

Shakira foi criticada por voltar ao México no fim da turnê sem apresentar novidades em relação à primeira visita.

Shakira atrasou o lançamento da turnê em mais de seis meses por achar que precisava dar mais atenção ao processo de divulgação de seus discos.

Em algumas apresentações Shakira cancelou algumas canções, como Obtener um Si e Inevitable. As causas são desconhecidas.

Uma situação inusitada ocorreu na cidade de Colônia. Ao subir ao palco para avisar que não poderia cantar devido a problemas de saúde, Shakira viu a situação se inverter: desta vez ela ouvia toda a platéia cantar, em coro, parabéns para ela, em comemoração a seu aniversário de trinta anos.

Confira agenda da turnê em sua primeira etapa Espanhola:

16/06 – La Coruña, Espanha
18/06 – Gijón Espanha
20/06 – León, Espanha
22/06 – Madrid, Espanha
23/06 – Madrid, Espanha
25/06 – Pamplona, Espanha
28/06 – Barcelona Espanha
30/06 – Málaga, Espanha
01/07 – Elche, Espanha
03/07 – Las Palmas de Gran Canaria, Espanha
05/07 – Snta Cruz de Tenerife , Espanha
15/07 – Velika Gorica, Croácia
16/07 – Timisoara, Romênia
17/07 – Timisoara, Romênia
20/07 – Atenas, Grécia

Etapa Norte-americana

09/08 – El Paso
11/08 – Phoenix
15/08 – Los Angeles
16/08 – San Diego
18/08 – Anaheim
19/08 – San Jose
22/08 – Denver (cancelado)
25/08 – Chicago
27/08 – Toronto
29/08 – Washington
01/09 – Atlantic City
02/09 – Atlantic City
05/09 – Boston
07/09 – New York
12/09 – Atlanta
13/09 – Orlando
15/09 – Miami
16/09 – Miami
20/09 – Corpus Christi
22/09 – San Antonio
23/09 – Dallas

Etapa América latina

30/09 – México – México ( Palácio de los deportes )
01/10 – México – México ( Palácio de los deportes )
03/10 – México – México ( Palácio de los deportes )
04/10 – México – México ( Palácio de los deportes )
07/10 – México – México ( Palácio de los deportes )
08/10 – México – México ( Palácio de los deportes )
10/10 – México City, Palácio de los Deportes, México
11/10 – México City, Palácio de los Deportes, México
13/10 – Guadalajara – México ( Centro V. Fernandez )
15/10 – Monterrey – México ( Estadio universitario )
04/11 – Guatemala – Estadio Nacional Mateo Flores
06/11 – San Salvador – El Salvador ( Estadio Gonzales )
08/11 – Nicaragua – Managua
09/11 – Panamà – Hipódromo Presidente Remón
11/11 – Caracas – Venezuela ( Estadio Santa Maria )
15/11 – Barranquilla – Colombia ( Estadio Metropolitano )
17/11 – Bogota – Colombia ( Parque Simon Bolivar )
19/11 – Cali – Colombia ( Estadio Pascual Guerrero )
21/11 – Santiago do Chile – Chile ( Arenas del Parque O’Higgins)
22/11 – Santiago do Chile – Chile ( Stade National )
24/11 – Buenos Aires – Argentina ( Stade Vélez )
25/11 – Buenos Aires – Argentina ( Stade Vélez )
28/11 – Lima – Peru ( Jockey Club del Perù )
30/11 – Guayaquil – Equateur ( Estadio Modelo )
02/12 – Quito – Equador ( Coliseo General Rumiñahui )
06/12 – Miami, American Airlines Arena
07/12 – Miami, American Airlines Arena
09/12 – Miami, American Airlines Arena
13/12 – Coliseo José Miguel Agrelot, Porto Rico
15/12 – Coliseo José Miguel Agrelot, Porto Rico
18/12 – Santo Domingo, Estadio Olímpico, Republica Dominicana

Etapa Européia

25/01 -Hamburgo, Color Line Arena, Alemanha
26/01 – Berlin, Max-Schmeling-Halle, Alemanha
28/01 – Hannover, TUI-Arena, Alemanha
31/01 – Antuérpia, Sportpaleis, Bélgica
01/02 – Mannheim, SAP Arena, Alemanha
03/02 – Arnhem, Gelredome, Holanda
05/02 – Oberhausen, König-Pilsener-Arena, Alemanha
06/02 – Köln, Köln Arena, Alemanha
15/02 – Paris, Palais Omnisport de Paris Bercy, França
16/02 – Paris, Palais Omnisport de Paris Bercy, França
18/02 – München, Olympiahalle, Alemanha
19/02 – München, Olympiahalle, Alemanha
21/02 – Zürich, Hallenstadion Zürich, Suiça
22/02 – Zürich, Hallenstadion Zürich, Suiça
25/02 – Stuttgart, Schleyerhalle, Alemanha
27/02 – Milão, DatchForum, Italia

02/03 – Leipzig, Alemanha, Arena Leipzig
03/03 – Praha, República, Tcheca Sazka Arena
05/03 – Budapeste, Hungria, Papp László Sportaréna
06/03 – Vienna, Áustria, Vienna City Hall
09/03 – Aalborg, Dinamarca, Gigantium
11/03 – Oslo, Noruega, Oslo Spektrum
12/03 – Estocolmo, Suíça, Globen
14/03 – Helsinki, Finlândia, Hartwall Arena
17/03 – Arnhem, Holanda, Gelredome
18/03 – Londres, Reino Unido, Wembley Arena
21/03 – Oberhausen, Alemanha, König-Pilsener-Arena
23/03 – Dubai, Emirados Árabes, Dubai Autodrome
25/03 – Mumbai, Índia, MMRDA grounds,Bandra kurla complex
28/03 – Cairo, Egito Giza Pyramids plateau
30/03 – Granada, Espanh,a Plaza de Toros de Granada
31/03 – Torrevieja, Espanha, Parque Antonio Soria
02/04 – Santander, Espanha, Palácio de los Deportes
04/04 – Lisboa, Portugal, Pavilhão Atlântico
08/04 – Köln, Germany, Köln Arena

Etapa Mexicana

05/05 – Culiacán, México Estádio Angel Flores
11/05 – Aguascalientes, México, Estádio Victoria De Aguascalientes
13/05 – México City, México Foro Sol
16/05 – Querétaro, México, Estádio Corregidora
18/05 – Veracruz, México, Estádio Luis Pirata Fuente
20/05 – Puebla, México, Universidad de las Americas Football Field
23/05 – Chihuahua, México, Estádio Universitario de la UACH
24/05 – Torreón, México, Estádio Revolución
26/05 – San Luis Potosí, México, Estádio Alfonso Lastras Ramírez
27/05 – México City, México, Zócalo (Plaza de la Constitución)
30/05 – Monterrey, México, Auditorio Coca Cola

09/06 – Istanbul, Turquía, Kurucesme Arena

Você Pode Gostar!

Mais do autor