Especial Shakira Laundry Service

O Portal Shakira perguntou e você escolheu ‘Laundry Service’ como melhor álbum de Shakira. Por isso, nós preparamos para você um especial sobre o álbum com tudo o que você sempre quis saber!

“A voz de Shakira é um belo e selvagem instrumento e ela é capaz de proporcionar momentos de paixão musical” (Revista Rolling Stone)

O processo de produção e preparação para o disco Laundry Service começou muito antes do que se imagina. Em entrevista ao programa San Francisco presenta, ainda em 1998, é possível uma Shakira ainda morena falando dos planos de gravar em Inglês. O projeto originalmente consistia numa regravação do álbum ‘Donde Están Loa Ladrones’, que teve bom desempenho no Estados Unidos.

Para ajudar a promover o disco, Shakira até mesmo apresentou algumas poucas vezes uma versão em Inglês feita para Inevitable. Antes de pular para este novo mercado, porém, o então empresário de Shakira, Emílio Estefan concluiu que o melhor a se fazer era gravar um álbum acústico, que veio a calhar com a proposta da MTV. O disco, gravado nos Estados Unidos, serviu como plataforma para o lançamento de ‘Laundry Service’, dando a Shakira credibilidade e notoriedade antes desta nova etapa.

Já de cabelos loiros de após inúmeras reuniões, Shakira alugou um estúdio móvel e se enfurnou em sua propriedade La colorada, no Uruguay. Lá, cercada pelo verde e pela natureza, Shakira começou a escrever suas canções numa situação pra La de mágica: “Pedi a Deus com muita fé que me enviasse um sinal se eu estivesse predestinada a fazer este álbum, que ele me mostrasse me enviando uma canção. (…)Talvez eu vá soar um pouco mística, mas quase imediatamente depois comecei a escrever a letra e a melodia ao mesmo tempo, e quando isto acontece, é maravilhoso.”

Depois de escrever Objection, Shakira soube que poderia escrever quantas mais canções precisasse e deste trabalho, no qual usou um par de dicionários de rima, resultaram 12 faixas, todas escritas ou co-escritas por ela, e ‘Eyes Like Yours’, escrita pela parceira Glória Estefan.

O conceito do disco, cujo nome incomum é justificado por Shakira (“O amor é com água e sabão. Agora que estou amando é como se tudo o que á de ruim tivesse sido lavado de mim, e é disso que o mundo precisa”), reúne diversos estilos musicais tipicamente americanos como o dance pop (‘Whenever Wherever’), o Rock blues (‘Rules’), o disco (‘Ready for The Good Times’) e as baladas melódicas (‘Underneath Your Clothes’ e ‘The One’) sem deixar, todavia, a identidade de Shakira de lado em nenhuma delas.

‘Laundry Service’ foi lançado mundialmente do dia 1° de novembro de 2001, vendendo cerca de 200 mil cópias na primeira semana nos Estados Unidos. Até o presente momento, cerca de 14 milhões de cópias foram vendidas, o que faz de Laundry Service o disco mais vendido de Shakira. Nos países hipano-falantes, porém, o disco foi lançado sob o título ‘Servicio de Lavanderia’. Além do título, a única diferença entre os dois álbuns é a ordem das músicas. Sem deixar seu público hispânico de lado, Shakira incluiu no álbum, essencialmente em Inglês, 4 faixas em espanhol. Este fato fez com que ao fim de dois anos, Laundry Service tivesse rendido nada menos do que 9 singles.

Pouco tempo depois do lançamento do disco, uma nova versão foi lançada pela Epic contendo um segundo disco com material bônus. Brincando com o título do disco, a edição limitava se chamava ‘Laundry Service – Washed and Dried’ (Limpo e seco) e contava com novas versões para ‘Whenever Wherever’, ‘Objection’ e ‘Underneath Your Clothes’, além de um DVD com a performance de Objection nos VMAs 2002, o videoclipe da canção e seu making of.

“[Laundry Service]tem um frescor que certamente conquistará novos ouvintes mesmo depois que o primeiro single, a sensata “Whenever, Wherever”,tenha atingido oponto de saturação” ( The Amazon.com)

O primeiro recorte comercial do álbum foi a faixa de fusão ‘Whenever Wherever’. Contando com sons oriundos da região dos Andes e vocais incomuns de Shakira, a faixa soou forte em todo mundo, sendo n°1 em mais 30 países acompanhada de sua versão em Espanhol, ‘Suerte’. Para impulsionar o single, Shakira trabalhou também em um vídeo para a faixa, dirigido pelo renomado Francis Lawrence. No clipe, Shakira surpreende ao surgir com os cabelos platinados protagonizando movimentos insinuantes enquanto interage com diversos elementos naturais. Para isso, foram necessários três dias de filmagens, nos quais Shakira gravou suas cenas em frente a uma tela azul para que todo o cenário pudesse ser adicionado posteriormente através do computador.

Porém, se todos os elementos do vídeo eram digitais, as águas das quais Shakira surge eram bem reais “Me lembro de estar às seis da manhã pulando dentro e fora de uma piscina, congelando. Depois deste dia jurei para mim mesma que nunca mais faria o papel do dublê” , diz ela.

Embora tenha gostado do resultado final, Shakira admite que não era o que esperava do trabalho: “Queria um diretor que capturasse minha essência enquanto artista, o espírito da música e para isso, precisava de um vídeo que reunisse todos esses elementos de forma orgânica, não queria um vídeo assim cibernético ultra moderno, mas algo que tivesse uma relação com a vida, com a natureza.

Desde o começo disse que não imaginava um vídeo gravado em estúdio, mas sim com imagens gravadas ao ar livre, um vídeo baseado nos elementos da terra, da água.” Para divulgar o disco, Shakira embarcou em sua mais extensa turnê promocional até então. Shakira percorreu os cinco continentes dando entrevistas, tardes de autógrafo e fazendo performances por todo lugar. Em menos de um ano, Shakira se apresentou em cerca de 100 programas de TV, além de divulgar suas músicas nos concursos Miss Espanha e Miss Turquia e no evento beneficente ‘Divas in Las Vegas’.

Vídeos

Whenever Wherever/ Suerte (Dirigido por Francis Lawrence)

Shakira interage com diferentes elementos da natureza presentes da região dos Andes enquanto canta e dança. Ela surge do oceano, passa pelo deserto e chega aos mais altos picos antes de retornar ao fundo do mar.

 
 
 
 
 

Underneath Your Clothes (Dirigido por Herb Hitts)

Shakira interpreta uma superstar que tem que lidar com os altos e baixos de uma turnê, como a distância de seu amado e o carinho do público no palco.

Objection(Tango)/ Te Aviso, Te Anuncio (Tango) (Dirigido por Dave Mayers) Shakira encarna uma mulher ciumenta que persegue, sequestra e tortura seu namorado infiel e sua amante. Para isto, é claro, ela conta com a ajuda de super-heróis pra lá de bizarros e de incríveis movimentos de dança.      

Te Dejo Madrid (dirigido por W.I.Z) Apaixonada por um toureiro narcisista, Shakira se cansa de esperar e parte para a briga. No fina, em protesto, ela corta os próprios cabelos e se transforma numa toureira.    

Que Me Quedes Tu (Dirigido por Ramiro Agulla e Esteban Sapir) Shakira é apenas uma estrela que luta contra sua própria equipe de produção, que insiste em gravar um videoclipe mesmo contra sua vontade. A cantora parte numa fuga desvairada pelas ruas, onde encontra seu namorado.      

The One (Dirigido por Ramiro Agulla e Esteban Sapir) Sozinha, Shakira vaga pelas ruas em meio à chuva e passa por diversas pessoas que têm alguém a quem amar.  

Poem to a Horse (Live) (Dirgido por Jeff Selis, Ramiro Agulla e Esteban Sapir)

Para divulgar o dvd Live & Off The Records, a incrível performance de ‘Poem to a Horse’ ao vivo na Turnê do Magusto ganhou edição rápida e repleta de imagens dos bastidores para se transformar num clipe ao vivo.

Layout CD

 Servicio de Lavandería   1. “Suerte (Whenever, Wherever)” 2. “Underneath Your Clothes” 3. “Te Aviso, Te Anuncio (Tango)” 4. “Que Me Quedes Tú” 5. “Rules” 6. “The One” 7. “Ready for the Good Times” 8. “Fool” 9. “Te Dejo Madrid” 10. “Poem to a Horse” 11. “Eyes like Yours (Ojos Así)” 12. “Whenever, Wherever” 13. “Objection (Tango)”
 Laundry Service 1. “Objection (Tango)”   2. “Underneath Your Clothes” 3. “Whenever, Wherever” 4. “Rules” 5. “The One” 6. “Ready For The Good Times” 7. “Fool” 8. “Te Dejo Madrid” 9. “Poem To A Horse” 10. “Que Me Quedes Tú” 11. “Eyes Like Yours (Ojos Así)” 12. “Suerte (Whenever, Wherever)”
 Laundry Service: Washed & Dried Edition   1. “Objection (Tango)” 2. “Underneath Your Clothes” 3. “Whenever, Wherever” 4. “Rules” 5. “The One” 6. “Ready For The Good Times” 7. “Fool” 8. “Te Dejo Madrid” 9. “Poem To A Horse” 10. “Que Me Quedes Tú” 11. “Eyes Like Yours (Ojos Así)” 12. “Suerte (Whenever, Wherever)” 13. “Te Aviso, Te Anuncio (Tango)” 14. “Whenever, Wherever (Sahara Mix)” 15. “Underneath Your Clothes (Acoustic Version)” 16. “Objection (Tango) (Afro-Punk Version)” Disco 2 (DVD) 1. “Objection (Tango)” (Live at the VMAs) 2. “Making of Objection (Tango)” 3. “Objection (Tango)” ( Video)

Singles Curiosidades

  • Fool foi single apenas do Brasil devido à trilha da novela O beijo do Vampiro
  • O diretor do vídeo de ‘Underneath Your Clothes’, o fotógrafo Herb Ritts, morreu pouco tempo depois das filmagens por complicações causadas por uma pneumonia.
  • Shakira foi processada pelo toureiro Julián López por exibir imagens suas sem autorização no vídeo de ‘Te Dejo Madrid’.
  • Estima-se que o clipe de ‘Whenever Wherever’ tenha custado tanto quanto toda a produção de ‘Laundry Service’
  • ‘The One’ não foi lançada como single nos Estados Unidos devido ao mal desempenho de ‘Objection (Tango)’, o single anterior.
  • Durante as filmagens de ‘Whenever Wherever, Shakira também fez uma seção de fotos que serviu de base para o encarte do álbum.
  • A introdução usada no vídeo de ‘Objection (tango)’ é na verdade um breve trecho do tango argentino “La Cumparsita”.
  • Shakira gravou em estúdio uma versão ao vivo para ‘Whenever Wherever’ para suas apresentações em programas de TV. Além do instrumental simplificado, a faixa contava com uma longa sequência de flauta e derbake durante a qual Shakira executava inúmeros movimentos de dança do ventre. Esta faixa foi intitulada ‘Whenever, Wherever (TV Edit)’

Você Pode Gostar!

Mais do autor