O icônico dueto de Shakira e Beyoncé, “Beautiful Liar”, tem feito bonito no Youtube. O vídeo cada de ultrapassar a importante marca das 300.000.000 visualizações.
“Beautiful Liar” foi escrita por Beyoncé, Amanda Ghost, Ian Dench e os membros da Stargate, Mikkel S. Eriksen e Tor Erik Hermansen, e produzido por Stargate e Beyoncé para o relançamento do segundo álbum solo de Beyoncé, B’Day (2006).
O single foi lançado em 14 de março de 2007, pela Columbia Records, como o primeiro single da edição de luxo do álbum. Uma versão mista espanhola e inglesa da música foi produzida e intitulada “Bello Embustero”.
“Beautiful Liar” é uma música de mid-tempo. Musicalmente, é uma mistura dos estilos latinos e do Oriente Médio de Shakira com os estilos hip hop e R&B de Beyoncé.
Seu tema é o empoderamento feminino: duas mulheres protagonistas cantam sobre ser enganadas pelo mesmo homem. Porem, em vez de lutar por ele, ambas concordam que ele “não vale os seus tempos”.
A música foi bem recebida pelos críticos de música, que elogiaram em sua maioria a colaboração de Beyoncé e Shakira. “Beautiful Liar” foi nomeado a Melhor Colaboração Pop com Vocais no 50º Grammy Awards e a versão em espanhol foi nomeada para Gravação do Ano no Latin Grammy Awards de 2007. Ganhou um Ivor Novello Awards para Canção britânica mais vendida em 2008 .
“Beautiful Liar” foi comercialmente bem sucedido. Ele atingiu o número três na parada da Billboard Hot 100 dos EUA e experimentou o maior movimento ascendente nesse gráfico, até 2008.
A música atingiu o primeiro lugar em muitos países europeus, incluindo França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Suíça e Reino Unido. O seu videoclipe de acompanhamento, que foi dirigido por Jake Nava, incorpora movimentos de dança do ventre. “Beautiful Liar” ganhou o prêmio de Earthshattering Collaboration no MTV Video Music Award 2007.
Como Shakira aceitou o convite de Beyoncé
Quando Beyoncé a convidou para gravar uma música para a re-lançamento do segundo álbum do estúdio, B’Day, Shakira estava viajando e conseqüentemente, teve dificuldades para combinar seu cronograma com o de Beyoncé.
Alguns meses depois, Shakira concordou em cantar na faixa. A colombiana gravou seus vocais e os compositores e produtores adicionaram as cordas étnicas e as percussões. Beyoncé e Shakira gravaram seus vocais em diferentes estúdios; “Beautiful Liar” foi gravado na Sony Music Studios e Battery Studios em Nova York, La Marimonda em Nassau, Bahamas, The Hit Factory em Miami, Flórida e Futura Productions em Boston, Massachusetts.
Vale lembrar que Beyoncé nunca apresentou “Beautiful Liar” junto com Shakira e a dupla nunca performou a música ao vivo.
A primeira e única apresentação televisionada da música de Beyoncé foi durante The Early Show na CBS em 2 de abril de 2007, que foi transmitida quatro dias depois.
“Beautiful Liar” foi posteriormente incluído na set list estabelecida por Beyoncé durante sua turnê de 2007, The Beyoncé Experience.
Apos a gravação do vídeo, a sinergia das duas foi tanta que Shakira se tornou amiga pessoal da cantora e do seu marido, Jay-z, que a contratou futuramente com umas das principais artista do catalogo de sua gravadora a Roc Nation.
Será que um dia teremos uma Live de “Beautiful Liar”, com Shakira e Beyoncé juntas?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo.