Como falamos aqui Shakira respondeu perguntas de seus pequeninos fãs, hoje vamos trazer essa entrevista com tradução livre em português.
A Rakuten Arena postou uma série de vídeos chamada “Tales from the Tour”, ela fala sobre os bastidores da Shakira – El Dorado World Tour.
O Portal Shakira está trazendo esses videos com uma tradução livre. Confira também os textos anteriores: Entrevista com Xavi Menós, Desafios enfrentados pela equipe, Mais sobre os bastidores , Entrevista com Marty Hom, Tour Manager. , Entrevista com a Banda.e Entrevista com Shakira.
Confira:
Crianças: Olá Shakira!
Shakira: Oi pessoal! Eu queria que meus filhos se comportassem assim.
Ok, vocês querem me fazer algumas perguntas?
Criança: Então eu quero saber quais são suas músicas favoritas para se apresentar?
Shak: Ano passado fiquei doente, e não pude cantar por um tempinho e foi o maior desejo do meu coração poder cantar novamente. E agora, todas as noites, quando estou no palco, penso em como sou sortuda por poder cantar para os meus fãs. Então eu aproveito cada música do setlist. Mas é claro que é sempre super especial cantar as primeiras músicas que eu escrevi quando tinha 18 anos. Como, por exemplo, Antologia é uma das músicas do setlist e é uma das primeiras canções que eu já escrevi. Então eu realmente gosto de fazer isso para meus fãs.
Criança: Eu também estava me perguntando, quando você era mais jovem, o que você queria ser quando crescesse?
Shak: Uau, eu queria ser …Uma astronauta, arqueóloga, médica, cientista nuclear, cantora, dançarina e escritora, todas essas coisas.
Eu era realmente apaixonada por música, dança e apresentações na frente de uma platéia. E quando eu tinha uns 5 anos de idade eu comecei a dançar na frente dos meus colegas todas as sextas-feiras. E eu estava tão apaixonada pela sensação de estar no palco, que eu sabia que tinha que fazer algo sobre isso um dia. Mas sinto que o meu caminho como cantora começou quando eu tinha 10 anos. E eu realmente comecei a fazer algum dinheiro naquele momento. Eu lembro que eu costumava trazer meu boombox, para tocar minhas próprias músicas e cobrar pelas minhas performances. Então eu comecei a poupar algum dinheiro e quando tinha 16 anos, eu tinha meu próprio carro. Essa foi a coisa mais legal.
Criança: o que te inspira a escrever suas músicas?
Shak: qualquer coisa pode me inspirar, sabe? Minhas experiências diárias, as perguntas que faço a mim mesma, emoções como sempre que me sinto triste ou extremamente feliz com alguma coisa. É tipo, meu canal, sabe? Eu pego meu computador ou um pedaço de papel e começo a escrever e isso é tão bom, parece um alívio.
Criança: que estilo de moda você tinha quando tinha 8 anos?
Shak: quando eu tinha 8 anos, não tinha estilo de moda. Meus filhos tem. Meus filhos sabem combinar suas roupas perfeitamente, eles realmente sabem como combinar suas roupas. Eles têm 3 e 5, eu sou como .. “Quem são vocês ?!” Quer dizer, quando eu tinha a sua idade eu não me importava com o que eu estava vestindo. Em absoluto. Você sabe, eu acho que os tempos mudaram.
Criança: o que você usa na turnê e por quê?
Shak: o que eu uso? Eu gostaria de não ter de lidar muito com roupa , porque embora eu goste de roupas, é preciso muito tempo para experimentar roupas e acessórios e tudo isso. Porque obviamente eu quero estar confortável, quero me mover e dançar, e não me preocupar, você sabe, roupas não funcionam comigo da maneira certa. Os sapatos têm que ser confortáveis porque senão meus pés ficam super cansados. Porque eu danço e canto por duas horas no palco. E é por isso que geralmente acabo dançando descalço no palco. Então, o que funciona realmente. Mas eu sei que para as pessoas é divertido ver você em roupas, especialmente roupas brilhantes como aquelas jaquetas legais que você está usando. Roupas brilhantes são sempre muito estimulantes para o cérebro, para o cérebro das pessoas, certo?
Criança: Eu tenho sorte de viajar pelo mundo com minha família e fiquei imaginando quando você está em turnê, qual é o seu lugar favorito para se apresentar? Ou você tem um lugar favorito?
Shak: Eu me lembro nitidamente do Egito, me apresentando entre as pirâmides do Egito, é um lugar mítico, e gosto de história e como a história do Egito é cheia de faraós e múmias e mitologia é realmente fantástico conseguir cantar nas pirâmides. Foi uma experiência maravilhosa.
Criança: Você se divertiu em sua turnê?
Shak: essa turnê tem sido especialmente mais divertida do que qualquer outra no passado. Especialmente por causa do que eu tinha explicado antes. Eu estava pronta para sair em turnê no ano passado e fiquei muito doente com a minha voz. Eu tive uma lesão. Houve momentos em que fiquei muito triste porque não sabia se ia poder cantar de novo e foi muito difícil. Mas isso me deu muita força. Eu sabia que tinha que … eu precisava superar isso e eu não podia desistir! Você sabe? Isso é o que eu amo na vida.
Isso é o que eu amo fazer então eu tive que trabalhar todos os dias com meu treinador vocal e treinar novamente a minha voz e … e eu fiz isso! Eu na verdade não pude acreditar. Ontem à noite tivemos o último show da nossa turnê e eu fiquei tipo: “Sim! Eu consegui!” Eu não posso acreditar, foi tão difícil. Eu tive que superar tantos obstáculos, mas você sabe, é disso que a vida é. Às vezes, as coisas não são fáceis e você tem que trabalhar um pouco mais para consegui-las. E não desistir, é a chave para o sucesso. Então, sim, eu gostei dessa turnê mais do que nunca e toda noite foi como cantar pela primeira vez.
Criança: Se você tivesse um super poder, o que seria?
Shak: qual seria meu super poder? Eu adoraria viajar no tempo. Eu amaria … bem, todos eles realmente. Voar, ser invisível, ás vezes. Quando é conveniente. E para você qual seria seu super poder?
Criança: gelo
Shak: gelo, você gosta de gelo? E como isso funcionaria para você? O que você faria?
Criança: poderia fazer as pessoas escorregarem.
Shak: oh! Mesmo!? Isso é engraçado, isso é um super poder engraçado.
Criança: quem é seu segundo jogador de futebol favorito?
Shak: Meu segundo jogador de futebol favorito é Milan, meu filho. Na verdade, eu diria que ele é meu primeiro e Gerard Piqué é o meu segundo.
Criança: eu tenho 10 anos, então o que você fez quando tinha a minha idade?
Shakira: quando eu tinha a sua idade? 10? Bem, eu comecei a cantar na frente das pessoas e descobri que eu realmente gostava desse sentimento de performance. E minha mãe colocou em alguns concursos de canto, e a sensação foi realmente estimulante e emocionante, e eu percebi que era isso que eu queria fazer para o resto da minha vida, eu queria me tornar uma cantora profissional. Eu costumava escrever minhas músicas também, comecei quando tinha 8 anos de idade. Toda vez que eu entrava no chuveiro, eu gostava de tomar um longo banho, porque estava pensando em melodias e palavras e eu saía do chuveiro toda molhada, pingando, e escrevia minhas músicas no meu caderninho. E então um dia eu consegui publicá-los. Quando eu tinha 13 anos, publiquei algumas dessas primeiras músicas que eu escrevi. Respondi todas as suas perguntas?
Sim? Obrigado pessoal. Bem, isso foi um prazer! E eu adorei suas perguntas! Muito melhores e muito mais inteligente do que qualquer outro jornalista que já me entrevistou, realmente! Obrigada! Grande aplauso para vocês!
Entrevista incrível não é mesmo? Está com saudades da turnê? Acompanhe todas as novidades na nossa coluna El Dorado World Tour (clique aqui)