O som de uma flauta que põe para pedalar a composição musical de “La Bicicleta”, recente parceria de Carlos Vives e Shakira, é interpretado pelo músico, compositor, percussionista e “cañamillero” Tato Marenco.
Trata-se de um barranquilheiro que desde criança se deixou seduzir pela música da costa Caribe colombiana e começou sua formação de músico profissional na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Atlântico, como descrito em sua biografia pessoal.
Carlos Vives e Tato Marenco
Realizou a primeira turnê internacional com o grupo “Los barrioabajeros”, antes de ter se fixado em Bogotá, em 2002. Na capital colombiana, Tato continuou seus estudos na Universidade Javeriana. Entre suas influências folclóricas se destaca que foi aluno do professor Paulino ‘Batata’. Participou em projetos como Alé Kuma, Batata e sua rumba Palenquera, Nicoyembe e produziu o álbum “Carnaval de Colores”, do grupo feminino Amaxona.
Seu talento o levou a trabalhar ao lado de Totó La Momposina, com quem realizou várias turnês internacionais e finalmente se fixou na França para continuar seus estudos superiores de música.
Este é o repertório que precede ao talentoso intérprete da flauta de millo que Shakira e Carlos Vives incluíram na produção musical, cujo vídeo está sendo rodado em Barranquilla e Santa Marta.
Fonte: El Heraldo (Colômbia)