Como havíamos anunciado aqui no Portal Shakira, o moderador Ramon promoveu uma entrevista com Brendan Buckley, o baterista da banda de Shakira. Na breve conversa, ele fala sobre a rotina de trabalho com a colombiana e sobre o companheirismo entre os membros da banda. confira!
Como foi a experiência de trabalhar com Shakira durante a criação de ‘Sale El Sol’?
Há uma faixa chamada ‘Mariposas’ e eu gravei a bateria para ela. Me lembro de trabalhar nesta canção com Albert Menendez no estúdio de Shakira em Punta De leste, no Uruguai. A vibe era muito relaxada e confortável.
Como e onde você conheceu Shakira?
Conheci Shakira há 12 anos em um estúdio em Miami chamado Crescent Moon. Fui chamado para gravar a bateria para uma faixa chamada ‘Donde Están Los Ladrones’. Temos trabalhado juntos desde então.
Você acha que ser parte da banda de Shakira por tanto tempo o impediu de ficar famoso ou te abriu novas oportunidades?
Tento não me preocupar com “fama”. Na minha opinião, há uma diferença entre fama e sucesso. Quero ser um musico profissional de sucesso. Meu tempo com a banda de Shakira me trouxe muitas oportunidades incríveis.
Qual sua faixa favorita de Sale El Sol?
Até hoje, só ouvi metade do novo disco, mas até agora, gosto das faixas ‘Mariposas’ e ‘Antes de Las Seis’.
Você tem planos de lançar sua própria música ou prefere trabalhar com Shakira?
Durante os últimos anos, estive tão ocupado colaborando com os projetos de outros artistas que coloquei meu próprio material no fim da lista. Porém, em algum momento adoraria lançar algo meu… alguma coisa que soasse louco e estranho.
Como é o processo de escrever e gravar uma música no estúdio com Shakira?
Algumas vezes, temos ideias muito específicas e vamos atrás delas. Outras vezes, apenas experimentamos e improvisamos.
Qual turnê de Shakira foi a mais divertida para você até agora?
Todas foram muito divertidas. Minhas maiores memórias vêm dos lugares exóticos que visitamos e das grandes personalidades dos membros da banda
Qual país onde você nunca tocou você gostaria muito de visitar?
Visitei a Coréia do Sul nas férias, mas ainda preciso tocar em um show lá.
Se não fosse um músico, qual outra carreira você teria?
Hmmm… talvez eu fosse um critico gastronômico. Gosto de comer quase tanto quanto gosto de viajar.
Há quanto tempo você toca bateria?
Comecei a estudar e praticar bateria mais ou menos aos 14 anos. Comprei uma bateria usada de um cara no meu bairro e entrei para a banda do ensino médio da minha escola. Antes disso, estudei um pouco de trompete e piano,
Você tem alguma colaboração com Shakira vindo por aí?
Nossa maior colaboração é a turnê Sale El sol.
Qual o momento mais especial que você e Shakira compartilharam?
Ao longo dos últimos 12 anos já tivemos muitos momentos ótimos. Recentemente, praticamos dança flamenca e percussão e nos divertimos muito.
De todo o repertório de Shakira, quais as suas músicas favoritas em inglês e em espanhol?
Shakira e eu escrevemos uma música chamada ‘Dreams For Plans’ para o álbum ‘Oral Fixation Vol. 2’. Esta é muito tocante. Das canções em espanhol, ainda gosto de ‘Sombra de Ti’
Quem é o maior piadista na banda de Shakira? Alguma história engraçada que queira nos contar?
Todos na banda me fazem rir com frequência. O Tim Mitchell é provavelmente uma das pessoas mais engraçadas que já conheci. Albert Menendez gosta de pregar peças nas pessoas. Nós três temos tocado por tantos anos que nós só precisamos nos olhar no palco para cair na risada.
Qual é/foi a faixa mais difícil de tocar em uma turnê da Shakira? Qual é sua favorita para tocar?
Pratiquei todas as faixa do nosso repertório tanto que nenhuma delas é mais tão difícil. Mas ainda é um esforço muito grande tocar um set de 1 hora e 45 toda noite! No momento, as mais agradáveis de se tocar são Antes de Las Seis (pela simplicidade e a onda) e as quatro faixas que fazemos no segmento acústico (por causa da proximidade)
Você consegue descrever como foi tocar Waka Waka durante a final da copa do mundo diante de milhões de pessoas?
Na verdade, não toquei na final. Shakira cantou Waka Waka com a banda Africana Freshly Ground (eu estava na lateral do estádio assistindo). Eu toquei mesmo na abertura em Johanesburgo. Isso foi um estouro. A energia era incrível
O que aconteceu com sua banda, The Kind? Você ainda tem contato com Adam Zimmon?
O líder do The Kind, Richard Lebos,mora em Miami e ainda escreve e toca. Tenho morado em Los Angeles há vários anos. O Adam é um dos meus amigos mais próximos e ele recentemente foi morar em Los Angeles também. Porém, só temos a oportunidade de fazer música juntos como o The Kind quando visitamos Miami. Mas temos falado sobre fazer mais um disco juntos.
Para saber um pouco mais sobre Brendan Buckley:
http://www.brendanbuckley.com/
Por : Ramon/Shakira.com