O Portal Shakira já fez sua resenha do Shakira In Concert: El Dorado World Tour nela colocamos a entrevista exclusivas e nossas impressões do filme.
Hoje, trazemos com tradução livre o review do renomado site Idolator que deu 4 estrelas de 5 para o filme. Confira abaixo:
—- Shakira In Concert: El Dorado World Tour preenche todos os requisitos. Na medida em que funciona como um filme de concerto simples, capturando a presença de palco elétrica da superestrela e um documentário sobre o processo criativo. Temos o prazer ver filmagens de ensaios, sessões de estúdio e momentos íntimos nos bastidores. Devido a restrições de tempo, esses componentes nem sempre fluem tão perfeitamente quanto poderiam, o ícone pop precisaria de uma série Netflix de 12 partes para transmitir adequadamente a quantidade impressionante de trabalho que foi realizada na turnê mundial El Dorado e os vários obstáculos que ela teve que superar ao longo do caminho.
O filme, que Shakira co-dirigiu com James B. Merryman, começa com uma performance triunfante de “Estoy Aquí”, antes de seguir para o ainda gênio “She Wolf”. A garota de 42 anos ronda o palco como uma pantera solitária, sacudindo seus famosos e honestos quadris e fazendo poses exageradas. Em vez de ser cercada por dançarinos e coreografias, ela queria a liberdade de improvisar e se movimentar pelo palco como a música ordena. Como resultado, há uma selvageria no show que é incrivelmente rara no auge da música pop. A duradoura hitmaker está literalmente marchando ao ritmo de sua própria bateria, acompanhada apenas por sua banda de cinco peças e um show de luzes estonteante.
No primeiro clipe dos bastidores, podemos testemunhar o processo de ensaio. Acontece que Shakira orquestrou tudo, desde o posicionamento das câmeras (em um ponto ela se diverte em um ângulo porque a faz parecer uma “oompa loompa”) e a frequência e a duração de cada flash de luz. E não é apenas a produção do palco. Como aprendemos, ela está em todas as facetas do show, desde a mixagem sonora até as roupas. O nível de detalhe é impressionante. Em uma entrevista que se passa após o filme, Shakira ri sobre ter passado por 17 padrões diferentes para uma única projeção. (Um foi rejeitado por ser “muito verde”).
Infelizmente, assim que o El Dorado World Tour é lançado, a tragédia ocorre quando nossa heroína sofre uma lesão potencialmente de fim de carreira em suas cordas vocais. É aqui que o documentário realmente levanta o véu de uma das estrelas mais privadas da música. Shakira revela que viu cinco médicos em três dias, quatro dos quais decretaram que a cirurgia era a única opção. No entanto, isso veio com seus próprios riscos. Incluindo perder a voz para sempre. Em vez disso, a Rainha do Pop Latino optou por meses de descanso vocal completo. A certa altura, ela começa a chorar com a lembrança de se comunicar com os filhos por meio de sinais manuscritos.
Curiosamente, Shakira também admite ter tentado de tudo, desde a água benta de Lourdes à meditação para ajudá-la a se recuperar. Dado o longo tempo de duração do show, provavelmente não havia muito espaço para aprofundar sua doença e sua recuperação milagrosa. No entanto, você tem a sensação de que foi um evento de mudança de vida para ela. A maior exportação da Colômbia ainda agradece a Deus durante cada show por devolver seu presente mais precioso e ela expressa gratidão por cada nota que sai de sua boca. Teria sido fascinante ver mais dessa jornada.
Acertos como “Si Te Vas”, “Nada” e “Underneath Your Clothes” mostram exatamente que a voz de Shakira é um instrumento poderoso, e as câmeras capturam habilmente como ela desvia de momentos estrondosos a baladas sem perder o público por um único segundo. Após outro interlúdio musical, somos levados a uma sessão de estúdio com o colaborador de longa data Luis Ochoa, onde vemos a maneira como Shakira compõe uma música. É quase como se instrumentos diferentes falassem com ela, enquanto ela instrui o produtor sobre o mix e o arranjo, sem nunca perder um sorriso.
Um dos momentos mais engraçados do filme ocorre quando chega ao estúdio Nicky Jam. Ele está tão impressionado com a maneira como ela tira as letras do éter que ele oferece para limpar o carro dela como agradecimento. O peso pesado do reggaeton cai no chão para limpar os sapatos. Os frutos de seu trabalho (“Perro Fiel” e “El Perdon”) dão destaque ao concerto, enquanto “Me Enamoré” e “Chantaje” dão ao artista outra oportunidade de mostrar sua encenação. Outros destaques do concerto são “Amarillo”, “Loca / Rabiosa” e o requintado “Toneladas”. O que nos leva ao bis.
Shakira termina o show com “Hips Dont Lie”, que ela realiza enquanto caminha pela platéia. A lenda latina brilha quando os fãs a beijam, pedem abraços e tiram selfies. Enquanto a maioria dos artistas de seu calibre insistiria em guardas de segurança mantendo os espectadores afastados, ela agradece especificamente por permitir que os fãs se aproximem. O relacionamento que Shakira tem com os fãs parece realmente orgânico. A certa altura, ela a descreve como “uma conexão metafísica”, e você pode ver exatamente o que ela quer dizer com a alegria que brilha em seu rosto quando confrontada por fãs histéricos e berrantes.
Depois que o show termina com “La Bicicleta”, Shakira literalmente dança do palco e continua dançando no ônibus da turnê e no jato particular. Embora grande parte do filme tenha sido filmada no Fórum em Los Angeles, há imagens adicionais do show final da turnê em Bogotá, Colômbia. O final da turnê mundial El Dorado é justaposto com imagens do final de sua turnê Pies Descalzos, há 20 anos. Foi quando a super-estrela decidiu devolver algo à sua terra natal e fundou a Fundação Pies Descalzos, que ajuda crianças desfavorecidas.
É fascinante ouvir as opiniões de Shakira sobre a injustiça social e a seriedade com que ela luta. Novamente, essa é uma faceta da vida que poderia ter sido mais elaborada. Mas talvez esse seja um documentário separado. Shakira In Concert: El Dorado World Tour é uma exibição essencial para qualquer fã. É também um relógio completamente divertido para qualquer pessoa interessada em arte e criatividade em geral. O filme está sendo exibido em alguns cinemas agora. O álbum ao vivo que acompanha está disponível para download. Não perca a oportunidade de ver isso na tela grande.
Confira o texto original em inglês aqui.
Confira o álbum Shakira In Concert: El Dorado World Tour nas plataformas digitais:
Spotify / Deezer / Apple Music / Google Play