Com show da cantora colombiana Shakira, novos protestos e grande queima de fogos de artifícios, foi reinaugurado neste sábado o Estádio Olímpico de Kiev. Palco da final da Eurocopa 2012, que será realizada em 1º de julho do ano que vem, a nova arena tem capacidade para receber 70.050 torcedores, de acordo com as exigências da Uefa. A competição europeia será sediada conjuntamente por Polônia e Ucrânia e o novo estádio será utilizado de maneira exclusiva pelo Dínamo de Kiev e a seleção ucraniana de futebol até o torneio.
Após pariticipar do Rock in Rio na cidade maravilhosa, a cantora protagonizou um espetáculo musical que durou cerca de 40 minutos no Estádio Central de Kiev na presença 60.000 espectadores, incluindo o presidente ucraniano Viktor Ianoukovitch, que discursou no decorrer da cerimônia. A colombiana parece estar cada vez mais se especializando em participar de eventos de inauguração de estádios ao redor do mundo. Em 2010, Shakira cantou na festa de abertura da Copa do Mundo em Joanesuburgo, agora está em Kiev e, no próximo dia dia 28 deste mês, marcará presença na inauguração da nova arena da cidade de Lvov, que também receberá o torneio de seleções européias.
O estádio situado no centro da capital ucraniana, cuja construção data de 1923, custou € 585 milhões (R$ 1,3 milhões) e irá acolher cinco jogos da fase final da competição. A lentidão que marcou a reconstrução da arena, que deveria estar operando desde junho de 2011, foi motivo de forte preocupação por parte da Uefa, que chegou a ameaçar retirar a organização da Euro-2012 da Ucrânia.
O projeto de modernização da arena, novo símbolo do Euro-2012, é uma autêntica reconstrução da história do esporte da Ucrânia, conta com fachada de vidro e a cobertura é feita de membranas sintéticas translúcidas, que cobrem 100% dos assentos. De acordo com o projeto de reconstrução, o “Olimpico” permanceu como uma arena multifuncional. Na Euro apenas 68.055 lugares serão utilizados do quais 3.546 assentos estarão destinados a pessoas com deficiência e 1.497 estarão reservados para a imprensa.
Seguranças do evento retiram ativistas que invadiram o palco na inauguração da arena (Foto: AFP)
No espetáculo de abertura, novo protesto de ativistas da organização feminista Femen também chamou a atenção. Seguranças tiveram que agir para retirar as ativistas seminuas que invadiram o campo. No fim de setembro, elas protestaram em frente ao estádio de Kiev contra o que chamam de “lado negro” da Eurocopa: o turismo sexual, a prostituição, drogas e a venda de bebidas alcoólicas durante os dias de disputa.
Set List
Why Wait
Te Dejo Madrid
Whenever, Wherever
La Tortura
Loca
She Wolf
Ojos Asi
Hips Dont Lie
Waka Waka