Vestida com a simplicidade que sempre a caracterizou e com um sorriso, chegou Shakira a Cartagena para ressaltar o primeiro tema que deveria estar presente nas agendas dos líderes do mundo inteiro: a primeira infância.
Muitas crianças a esperaram como fiéis seguidores, enchendo as ruas na cidade do Bicentenário, onde todos gritavam em coro o nome da estrela do pop. Ontém a artista fechou uma importante aliança com a Fundação Mario Santo Domingo, Fundação Carulla, Fundação ALAS, Fundação Pies Descalzos e mais de 20 instituições públicas e privadas para dar atenção a 6.260 crianças em 13 centros localizados em 5 áreas do terrítório nacional.
A noite, também fez a entega dos Prêmios ALAS-BID, primeiro deste tipo no continente, onde se destacaram os principais projetos, desenvolvimentos e gestão em primeira infância na América Latina e Caribe.
Shakira falou de seus planos futuros, do Tratado de Livre Comércio, do Colégio Pies Descalzos em Barranquilla e da próxima obra que entregará em Cartagena.
Como vê o futuro da Fundação Pies Descalzos a nível internacional?
Vejo um futuro muito encorajador já que temos planos de ampla projeção internacional com nossos aliados de Ajuda em Ação da Espanha e com o grupo de Cooperação Alemã para Colômbia. Neste momento estamos trabalhando com nossas crianças colombianas e suas famílias, mas esperamos poder realizar projetos que beneficiem crianças de outros países da região. Temos claro que o sentido de ajuda deve se expandir sem fronteiras e as crianças de todas as nações devem ter garantias e seguranças por igual, especificamente nos primeiros anosde vida que é fundamental oferecer saúde, nutrição e educação nesta etapa de suas vidas. Ajudamos na reconstrução de uma escola no Haiti e estamos em Soweto, África do Sul. Mas muito concentrados agora em nosso continuar com a construção de nosso colégio em Cartagena.
Que projetos você tem em mente?
Neste momento estou muito concentrada em fazer música para meu próximo álbum no pessoal, e pela Pies Descalzos, estamos realizando a construção de nosso colégio em Las Lomas de Peyé, na cidade de Cartagena. Este projeto está desenhado para receber mais de 2.000 alunos e desenvolver programas que beneficiarão mais de 6.000 em educação não formal. Teremos um impacto indireto a mais de 58.000 pessoas da comunidade neste local, alcançando uma grande cobertura social.
É a embaixadora número um de Barranquilla diante do mundo. Como você vê o crescimento de Barranquilla no Tratado de Livre Comércio que se aproxima?
Nós barranquilheiros somos cada dia mais orgulhosos de nossa cidade e do que podemos alcançar por ela. Barranquilla não só tem talento humano mas promete e vislumbra grandes coisas para o futuro e o Tratado de Livre Comércio é uma grande oportunidade para ratificar nossa capacidade de competência nos mercados internacionais.
Como você vê o crescimento do Colégio Pies Descalzos em Barranquilla, na comunidade de La Playa?
Me enche de orgulho saber que os centros educativos cada dia estão cumprindo suas metas e fortalecendo os modelos pedagógicos, obtendo excelência em educação e formação. Desde a abertura do colégio de La Playa em 2009, as crianças encontraram um cenário onde também podem realizar atividades extracurriculares de caráter formativo, recreativo, cultural e produtivo, que não só os beneficia, mas também aos pais de família das comunidades aldeãs. Fico encantada em saber que estas crianças vão à escola felizes, sentindo que ali estão protegidas, cuidadas e com vontade de se prepararem para serem profissionais de bem no dia de amanhã, que será logo!
Pensa em criar outras obras da Fundação Pies Descalzos na cidade?
Estou segura que trabalharemos em um futuro para desenvolver mais projetos em Barranquilla. Os resultados de nossa obra foram ótimos e a idéia é que os jovens da comunidade continuem integrando às ações de apoio, acompanhamento e financiamento de iniciativas locais de geração de recursos, onde se incluam também os pais de família e adultos, sempre procuramos nos aliar aos governos locais para que eles também façam sua parte. Espero poder continuar fazendo isso em minha cidade e contar com nossos governantes de cara ao futuro.
Está próximo de entregar o novo colégio da Fundação Pies Descalzos em Cartagena. O que você espera desta obra?
O colégio de Cartagena beneficiará mais de 2.000 crianças e jovens como te contava e estou fascinada por que é uma proposta inovadora de inclusão social que consolida o motor de mudança da comunidade que em sua maioria está composta por população vulnerável. Sei que chegaremos a transformar esta obra em um símbolo da cidade de Cartagena que gere apropriação e orgulho e que inspire mais gente a investir seu dinheiro em educação, que é o melhor investimento para uma sociedade, porque as crianças crescem rápido!
Por Lina Robles Luján
Fonte: El Heraldo