O álbum Oral Fixation Vol. 2, de Shakira, acaba de completar 15 anos de seu lançamento.
Essa era foi fruto de um dos melhores momentos de Shakira como compositora, a grande inspiração da cantora rendeu quase 60 canções. Logo, seria uma tarefa difícil fazer apenas um álbum, então Shakira decidiu dividir o projeto em duas etapas. Fijación Oral em 03 de junho de 2005 e Oral Fixation em 28 de novembro de 2005.
Relembre aqui: Há 15 anos, Shakira lançava “Fijación Oral Vol. 1”
Conceito e Aclamação: Oral Fixation 15 anos
“Sempre vivi na minha boca. É minha maior fonte de prazer e meu veículo mais acessível para descobrir e desfrutar de todo o mundo. Estou fixada em chocolates. Estou presa à palavra falada, à palavra escrita, às coisas que eu disse e às coisas que eu nunca deveria ter dito”. – Shakira
O álbum estreou em 5° lugar na Billboard 200 dos Estados Unidos, com 128.000 cópias na primeira semana. As suas vendas foram impulsionadas após a reedição do mesmo, onde foi incluído o hit Hips Don’t Lie, parceria com Wyclef Jean, além de uma versão de La tortura, contendo alguns versos em inglês e o próprio Hips Don’t Lie, em espanhol. Nos EUA recebeu o certificado de platina pela RIAA, vendendo mais de 1,7 milhões de cópias. Além disso, vendeu cerca de 8 milhões no mundo todo.
Estilos como o pop latino e o rock tiveram muita influência no processo de composição e elaboração do álbum. Grandes artistas como Gustavo Cerati, Wyclef Jean e Carlos Santana foram convidados pela colombiana para parcerias musicais. O álbum foi inteiramente escrito por Shakira, na produção tivemos Lester Mendez, Luis F. Ochoa, Tim Mitchell e Brendan Buckley.
O álbum conta também com algumas polêmicas, como a capa, censurada em países do Oriente Médio, onde Shakira teve seu corpo coberto por folhas. Há também os questionamentos sobre Deus em How Do You Do e a faixa Timor, em que a cantora chama a atenção da mídia por ter sido muito atenciosa ao caso da independência em Timor-Leste e que hoje esqueceu do país.
Ao todo foram lançados 3 singles. O primeiro “Don’t bother” alcançou a posição 42 na Billboard Hot 100 dos EUA. O single seguinte “Hips Don’t Lie” atingiu o topo da parada americana, além de ser número #1 em 55 países como Austrália, França e Irlanda. O smash hit foi o mais vendido da década e mantém grandes números na atualidade. O último single “Illegal” conseguiu o #1 na parada Hot Dance Club Songs da Billboard USA.
Don’t Bother
Hips Don’t Lie
Illegal
Para a divulgação do material, Shakira embarcou na turnê Oral Fixation Tour. A turnê teve início na Espanha, no dia 14 de junho de 2006, e foi finalizada no dia 9 de julho de 2007, na Turquia. A Tour também está na lista das turnês mais lucrativas da história.
Essa era rendeu a primeira e única performance de Shakira no Grammy Awards (até o momento). A apresentação é uma das melhores da história da premiação. Relembre:
Hips Don’t Lie (Live at the GRAMMYs 2007)
Alguns prêmios de Oral Fixation Vol 2:
Melhor disco em inglês do ano – Premios Oye! 2006
Melhor Canção em espanhol do Ano (Hips Don’t lie) – Premios Oye! 2006
Melhor Canção em inglês do Ano (Hips Don’t lie) – Premios Oye! 2006
Vídeo do ano (Hips Don’t lie) – Premios Oye! 2006
Canção Latina Quente do Ano – Dueto Vocal ou Colaboração (Hips Don’t Lie) – Billboard Latin Music Awards 2007
Tour Latina do Ano (Oral Fixation Tour) – Billboard Latin Music Awards 2007
Top Pop 100 Airplay Track (Hips Don’t Lie) – Billboard Music Awards 2006
BMI Urban Award – Billboard No. 1s (Hips Don’t Lie) – BMI Latin Awards 2006
Canção do Ano (Hips Don’t Lie) – Los Premios MTV Latinoamérica 2006
Melhor Canção Internacional (Hips Don’t Lie) – Los 40 Music Awards 2006
Melhor coreografia em um vídeo (Hips Don’t Lie) – MTV Video Music Awards 2006
Canção Pop Favorita (Hips Don’t Lie) – People’s Choice Awards 2007
Ouça Oral Fixation no Spotify:
Leia também:
Oral Fixation e Laundry Service de Shakira entram no chart Billboard 200 em 2020
Shakira – Hips Don’t Lie foi uma das melhores performances do Grammy