O músico e compositor dominicano Luis Dias, considerado “pai do rock” local, disse que irá processar a cantora colombiana Shakira, 29, por suposto plágio do refrão de uma de suas músicas mais famosas.
Dias acusa Shakira de usar em seu sucesso “Hips Don’t Lie” a frase “dança na rua de noite, dança na rua de dia”, a mesda da canção “Dança na Rua’, que ele compôs em 1984 e que, desde então, se tornou o hino oficial do carnaval dominicano.
“Você não pode usar o que não é seu para ganhar dinheiro. Quando uma peça é gravada e tem 22 anos, é preciso pedir permissão à editora”, disse o compositor ao jornal local “Listín Diario”. O artista informou que levará o caso aos tribunais, mas que será de forma amigável.
Luis Dias foi homenageado em 2004 pelo governo da República Dominicana como “patrimônio cultural”. Ele compôs letras para populares cantores de merengue dominicanos, como Sergio Vargas e Fernando Villalona.
A colombiana Shakira é uma das maiores revelações da música latina dos últimos anos –seu primeiro grande sucesso foi a música “Estoy Aqui”. Na semana passada, ela ganhou cinco prêmios Billboard Latinos. Na Billboard americana, ela está no ranking dos dez CDs mais vendidos (com “Fijación Oral Vol.2”) há algumas semanas.
A diva latina do rock também foi reconhecida por seu trabalho com a “Fundación Pies Descalzos”, dedicada a ajudar as crianças deslocadas pelo conflito interno de quatro décadas em sua terra natal.