Brendan Buckley revela que Shakira queria novas datas da El Dorado Tour

Brendan Buckley revela que Shakira queria novas datas da El Dorado Tour

Brendan Buckley é um talentoso músico que acompanha Shakira há mais de 20 anos. Ele conheceu a cantora durante a gravação do álbum ‘Donde Están Los Ladrones’, em um estúdio em Miami chamado Crescent Moon e desde então eles trabalham juntos.

O baterista e percussionista acompanha Shakira em suas turnês, além disso trabalhou na produção e composição de álbuns, como nas faixas Fool, Dreams for Plans, Costume Makes the Clown e na recente Girl Like Me com BEP.

Brendan concedeu uma entrevista para Mike Dolbear no IGTV, nela falou sobre seu trabalho e sobre Shakira. Confira o vídeo abaixo:

A equipe do Portal Shakira realizou a transcrição e a tradução para o português. Confira abaixo os trechos que Brendan Buckley comenta sobre como é acompanhar Shakira em turnê e faz algumas revelações:

Brendan contou que foi convidado a participar da produção do álbum ‘Donde Están Los Ladrones’ e logo após do MTV Unplugged. Então ele passou a fazer parte da banda de Shakira.

Shakira nos bastidores do vídeo de Inevitable em 1998
Shakira e Brendan nos bastidores do vídeo de Inevitable em 1998

Logo, desde 1998 ele trabalha com ela, ele comentou que os fãs sempre costumam fazer perguntas para ele:

Como eu disse, há muitos fãs dos artistas que estão perguntando quando estarão lançando outro álbum, é um mistério para mim como antigamente. Eu tive muita sorte de estar em sua banda quando Shakira estava obcecada em trabalhar, como se ainda não conseguisse uma pausa. Talvez dê 98 a 2000 e 2007. Não fizemos uma pausa. Era como se estivéssemos sempre em turnê e ir para o estúdio para trabalhar na música. Ir filmar um videoclipe e logo íamos tocar em um programa de TV. Foi como o ciclo e eu pensei, uau, isso é muito divertido. E eu estava envolvido em todos os aspectos dessa parte e então acho que 10 anos se passaram e ela começou a fazer mais pausas. Tipo, vou tirar dois ou três anos de folga. Então agora ela não trabalha tanto quanto antes, embora ela ainda goste de fazer música e fazer discos, mas não é assim, tipo 365 dias por ano como costumava ser.

Antes ela tinha um monte de coisas que queria provar sobre quem ela era como artista e o que ela poderia fazer e então quando ela provou a todos eles, ela disse, “oh agora talvez eu possa descansar um pouco”, ela merece um pouco de descanso. Então agora ela decide quando sair em turnê.

Sobre os anos do Crossover:

Quando comecei a fazer o show com ela, ela era uma artista latina sul-americana. Sim, da Colômbia, tocaremos no México ou em Porto Rico e foi divertido para mim porque, como eu disse antes na conversa, eu amo toda aquela cultura, mas esse era o público dela e por volta de 2001 os principais chefes da Sony decidiram que ela seria uma crossover artist que faria um álbum em inglês. Então nós meio que fizemos uma transição para o mercado inglês e ela começou a tocar mais coisas na Europa e Estados Unidos.

Isso foi divertido e então, quando ela meio que alcançou isso, ela foi para outro reino como se não fosse mais só uma artista sul-americana “Eu sou um artista mundial”. Então começamos a fazer mais músicas que tinham um toque árabe ou africano ou você sabe, indiano ou algo assim. Então, tocamos em todos esses outros países exóticos.

Sobre a The Sun Comes Out World Tour e o Flamenco:

Na turnê anterior, ela queria fazer um flamenco também. Ela disse “eu vou dançar e você vai tocar Cajon e vamos fazer um solo no meio da arena só você e eu” e eu fico tipo, ok, então eu fui e peguei, você sabe, algumas semanas, eu já poderia tocar Cajon, mas eu queria não soar ruim na Espanha. Então quando eu vou lá, eu não sou um impostor sabe, eu fui e fiz umas aulas sérias juntando todos os ritmos. Por que estou tocando flamenco, mas sou estudante de bateria. Então eu estou tipo, sim, com certeza. Isso soa como um desafio divertido. Vamos fazer isso e em cada turnê, em cada álbum, ela sempre joga uma ou duas coisas em mim “como você acha que pode aprender a fazer”.

Brendan falou sobre a El Dorado World Tour e a improvisação de CRTFY:

Ela tem que ser capaz de cantar e dançar confortavelmente, tipo, na última turnê, ela queria que eu tocasse algumas batidas break diferentes todas as noites, “faça uma batida de reggae lenta, poderíamos começar a próxima música mais ou menos assim”. Então, todas as noites, eu iria fazer a passagem de som e dizer o que eu vou fazer hoje à noite.

Shakira queria adicionar 40 ou 60 datas de shows na El Dorado World Tour

Conversei com ela muitas vezes e seus assistentes e seu gerente e tudo mais. Falou-se antes do Corona vírus em adicionar mais 40 ou 60 apresentações, com o mesmo show dessa turnê (El Dorado Tour). Mas então, você sabe, tivemos que jogar isso dois anos à frente. – Brendan

Vale lembrar que nas últimas semanas saíram informações que Shak havia cancelado um show no Egito, isso mostra que a cantora realmente tinha planos de fazer shows em 2020 e assim aproveitar o boom do Super Bowl, mas infelizmente a Pandemia impediu.

Ele também revelou qual é a música que mais gosta de tocar:

Uma música chamada Si Te Vas e essa música é meio que um contexto um pouco mais rock e eu posso fazer um monte de percussão de bateria nela . E essa é uma daquelas músicas em que ela me deixa fazer algo diferente o tempo todo.

Sobre Ojos Asi:

É o que temos feito isso desde o unplugged e o arranjo do unplugged parece ser o melhor ou é o que todo mundo mais ama e sim, então todos nós amamos essas coisas. É uma de suas melhores canções, é bem árabe e The Melodies. Não sei o que dizer sobre isso. A banda adora. Amamos todos os arranjos. Fizemos vários arranjos ao longo dos anos, mas aquele do MTV Unplugged parece ser aquele a que sempre voltamos quando o mudamos.

Sobre Brendan Buckley:

Nascido em Nova Jersey, Estados Unidos e filho de mãe coreana e pai irlandês/americano, Brendan iniciou sua educação musical tocando piano e trompete nas aulas de música das escolas públicas que frequentou e, posteriormente, estudou bateria. Aos 18 anos, se mudou para Miami, para frequentar a Escola de Música, da Universidade de Miami. Brendan já trabalhou com artistas como Julio Iglesias, Gloria Estefan, Miley Cyrus e Roberto Carlos.

Para saber um pouco mais sobre Brendan Buckley acesse o site oficial, clique aqui.

Confira a performance de Can’t Remember To Forget You de Brendan Buckley e Shakira, durante a El Dorado World Tour

Leia também:

Há 1 ano, estreava o filme/documentário Shakira In Concert: EDWT

Shakira prevê tour para 2022 e revela ser fã de Billie Eilish e Justin Bieber

Shakira faz live com fãs e revela que está planejando nova turnê -#DanceMidnight

Você Pode Gostar!

Mais do autor