Provavelmente, você já sabe que a Shakira nasceu em Barranquilla, em 1977, no bairro El Limoncito e estudou no Colégio La Enseñanza. E como todo fã, já deve ter sonhado em conhecer a cidade onde nasceu a exitosa colombiana.
Mas afinal, como é Barranquilla de verdade? Será que vale a pena a viagem?
Neste especial, o Portal Shakira irá contar para vocês o que as biografias da Shakira não mostram: a verdadeira Barranquilla.
Barranquilla – Parte 1
Se você pretende ir a Colômbia, reserve 2 ou 3 dias para conhecer Barranquilla. Não é preciso muito tempo para visitar os seus principais pontos históricos. Mas se você quiser viver a verdadeira essência barranquillera, faça um intercâmbio, e aventure-se nessa pequena grande cidade. No final deste especial, iremos dar algumas dicas de intercâmbio (bom e barato) para a cidade da nossa colombiana.
População
Barranquilla é uma cidade situada no norte da Colômbia e tem cerca de 2 milhões de habitantes. É conhecida por seu povo alegre e receptivo. Não é atoa que Barranquilla é considerada a cidade mais alegre de seu país e promove um dos carnavais mais famosos do mundo.
Transporte e cultura
Andar de ônibus e táxi na cidade pode ser uma grande aventura. A cidade até possui alguns semáforos, mas os barranquilleros parecem não saber muito bem o significado das cores. Por lá, a preferência é do mais esperto. Então muito cuidado ao atravessar grandes avenidas.
O principal meio de transporte da cidade é o táxi, e os valores cobrados são muito baratos comparados ao Brasil. Lá quase não existe taxímetro, o preço é negociado diretamente com o motorista.
Outro ponto curioso é que os barranquilleros não são muito fãs de caminhadas. Qualquer distancia acima de 6 quadras é considerada longe, e as pessoas recomendam que você vá de taxi. Então não se assuste se você for abordado por taxistas a cada 2 minutos enquanto caminha. Para eles, se você está a pé, precisa de um táxi.
E cada veículo é uma nova experiência. Os motoristas costumam enfeitar seus taxis e ônibus com pelúcias, cortinas de oncinha, colares de missanga, entre outras coisas criativas, coloridas e extravagantes.
Comida
Já pensou em tomar um refrigerante na sacola?
E comer com as mãos usando luvas?
Se você é fã de novas experiências, vá em frente. Se você fez cara feia para as perguntas acima, procure outro roteiro para sua viagem.
Prepare-se para ganhar alguns quilinhos. Os barranquilleiros são fãs de uma deliciosa fritura. Empanadas, carimañolas, deditos, buñuelos, arepa huevo, arepa dulce, patacones.. Prove todos!
Eles são vendidos em bancas 24 horas ao redor de toda a cidade. E para acompanhar, não se esqueça de pedir um delicioso suco natural. Lá você vai encontrar frutas que você nunca ouviu falar, e com um sabor único. Lulo, zapote, nispero e o famoso corozo (a fruta queridinha da Shakira).
Não deixe de experimentar também as famosas Salchipapas. É uma mistura de batatas, salsicha, carnes, queijos, entre outras especiarias. E a surpresa fica na hora de saborear o prato: alguns restaurantes oferecem luvas para comer com as mãos.
Comer em Barranquilla é uma experiência única!
Semana que vem não perca a parte 2 do Especial: Conheça Barranquilla a cidade natal de Shakira.