O pai de nossa diva colombiana Shakira, William Mebarak, publicou um lindo artigo de Natal, para o Portal El Heraldo.
Confira abaixo a tradução deste artigo, na íntegra:
Anseios de natal
Mais um ano para trás, mil momentos para recordar, mil sonhos se tornando realidade, problemas vêm e vão. Essas palavras coletadas de uma canção de Natal são feitas diariamente todo final de ano, quando se espera o doce Natal.
Mais uma vez, vale lembrar com saudade como as celebrações familiares mudaram nessa época tão bonita, e que anteriormente era uma festa fraterna, onde nos sentamos à mesa para compartilhar um bom jantar, em alguns casos muito simples, mas sempre feito com amor. A música tradicional também fez sua parte, nos permitiu dançar as mesmas músicas e, ao ouvi-las, já sabíamos que eram as da época.
Os presentes sempre estavam em segundo plano, apesar de importantes, principalmente para os pequenos, que usavam parte de seu tempo para fazer a carta ao menino Deus de antemão, mas não antes de fazer seus próprios instrumentos musicais com tampas de refrigerante e arame, sentar-se ao redor da manjedoura por várias noites para rezar a novena tradicional, e obviamente eles se comportaram melhor do que nunca para receber sua recompensa olhando para o céu, porque dali vinham os presentes, na imensidão sempre havia a ilusão.
Era importante ver a família crescer em cada celebração, como se mais um ou dois membros fossem adicionados todos os anos e alguns pudessem não estar mais lá, mas sempre o legado de amor continuava forte para continuar comemorando, ao som de se encontrar novamente com aqueles que chegavam de mais longe, eles nos encheram com a presença dele.
Agora, quando olhamos para a vida cotidiana no que o Natal se tornou, pensamos que o comércio queria comprar o significado do Natal, no mundo do consumismo, ficamos à frente de nossas compras e nosso bolso e cartões de crédito estouraram, porque “se você não dá um presente, passa despercebido na data especial”, parece que: o abraço real e o chamado eloquente já são pobres e antiquados. Além disso, se você não tem uma grande festa com música alta e não a denuncia nas redes sociais, é como se você não tivesse passado por esse grande encontro.
Para nós católicos, o Natal significa “nascimento”, celebramos a chegada de Jesus de Nazaré, devemos recuperar esse sentido espiritual e alegre, porque, infelizmente, está saindo do controle e também, dolorosamente, para muitas dessas belas tradições, foi embora da mente e do coração.
Os anseios de Natal parecem dizer os maiores, porque, neste caso, todo o tempo passado foi melhor, vale a pena voltar, valorizando a amizade, a família, o reflexo íntimo que quase sempre com lágrimas de alegria que compartilhamos com os nossos, se reúnem em torno do manjedoura para fazer a novena, alarde o amor sem nos conter e uma taça de champanhe para brindar por tudo o que é recebido.
Do fundo do meu coração Feliz Natal e próspero 2020, para meus colegas desta maravilhosa família de EL HERALDO e, é claro, para todos os meus fiéis e queridos leitores.
Relembre aqui a apresentação de Shakira na final da Copa Davis: