Nas últimas semanas, um acessório da loja da El Dorado World Tour causou polêmica na internet e foi apontado como semelhante a um simbolo nazista. Muitos admiradores da Shakira sabem que sua nova turnê é inspirada na Lenda do El Dorado (saiba mais aqui), uma das lendas mais conhecidas da América Latina e Colômbia.
Logo, a Live Nation esclareceu o ocorrido, afirmando que o colar abaixo era inspirado na cultura pré-colombiana:
O simbolo presente no colar foi apontado como semelhante ao Sol Negro (Schwarze Sonne em alemão), que ainda é usado atualmente em alguns círculos ocultos neonazistas. Ele foi criado por alemães e nórdicos pagãos e tem forte ligação com o ocultismo e o esotérico.
Confira o comunicado divulgado no twitter oficial da Live Nation:
“O colar que a Live Nation criou para a ‘El Dorado World Tour’ de Shakira foi baseado em imagens pré-colombianas. No entanto, alguns fãs expressaram preocupação de que o design tenha uma semelhança não-intencional com imagens neonazistas. Pedimos sinceras desculpas por essa semelhança inadvertida e retiramos permanentemente o item da coleção”.
The necklace Live Nation designed for Shakira’s “El Dorado World Tour” was based on Pre-Columbian imagery. However… 1/
— Live Nation (@LiveNation) June 21, 2018
some fans have expressed concern that the design bears an unintentional resemblance to Neo-Nazi imagery. We sincerely apologize for this inadvertent similarity and have permanently pulled the item from the tour collection. 2/
— Live Nation (@LiveNation) June 21, 2018
Como vimos acima a Live Nation lamentou o ocorrido e como uma precaução retirou o item da loja.
Muitos símbolos criados por civilizações antigas são utilizados posteriormente carregando outros significados. Logo, a semelhança por vezes é mero acaso, assim como o acessório de Shakira.