Muito tem se especulado a respeito do novo single ‘Give It Up To me’ e como a faixa surgiu do nada. Porém, a revista Rolling Stone de novembro esclarece para nós todo mistério da nova faixa, seu surgimento, a improvável parceria com Timbaland e Lil Wayne e a inclusão repentina no novo disco.
Com o fato de She Wolf ter falhado em atingir o topo das paradas norte-americanas, Shakira a Epic Records rapidamente começaram a busca por uma faixa que pudesse atingir tal objetivo. Providencialmente, no começo do mês de setembro o rapper Timbaland entrou em contato com Amanda Ghost, que, além de ser co-autora da faixa Gypsy, presente no novo álbum, também é diretora da Epic Records, gravadora de Shakira. O rapper dizia ter uma música para Shakira.
Mesmo apesar de o álbum She Wolf já estar caminhando para sua conclusão, faltando apenas a mixagem final de algumas faixas, Amanda ouviu e gostou da música, chamada ‘Give It Up To Me’ e resolveu mostrá-la a Shakira. As duas ouviram a faixa no carro a caminho do Video Music awards, no dia 13 de setembro e decidiram incluir a faixa no álbum, empurrando o lançamento do disco – que já estava atrasado – em mais um mês.
Correndo contra o tempo – seria pouco mais de um mês para terminar a canção, gravá-la e finalizá-la – Shakira colaborou com a letra da canção escrevendo suas partes em um carro (assim como, anos antes, fizera com a faixa “Donde Estás Corazón?”, também feita às pressas em um táxi) durante sua visita à Alemanha para divulgar ‘She Wolf’. Dias depois, seus vocais seriam gravados em um estúdio em Londres, durante uma folga da agenda promocional na Inglaterra.
O último impasse era referente a quem seria o parceiro de Shakira no novo single. Se a princípio o próprio Timbaland era o mais cotado para dividir os vocais com Shakira, a gravadora acabou por contratar o rapper Flo Rida para a canção.
No fim das contas, o rapper Lil Wayne, que Shakira havia visto penas uma vez, em um desembarque no aeroporto das Bahamas, manifestou interesse pelo projeto.
“Todo mundo ficou sem reação quando Lil Wayne disse que gostaria de entrar no projeto”, disse Amanda Ghost. Mas Shakira defende: “Esta é a abordagem moderna para as coisas. Há pouco tempo e muita coisa acontecendo”, diz ela, e completa: “Acredito que vou conhecê-lo quando gravarmos o vídeo”.