O processo de produção de um álbum envolve, além de tudo, um conceito, uma estética a ser adotada e trabalhada durante a divulgação. A parte mais importante da promoção do álbum é a escolha dos singles, músicas que carregam a essência do som trabalhado nas faixas do disco.
Shakira, quando vai montar a lista final dos seus álbuns, tem a difícil missão de escolher algumas músicas entre centenas de canções gravadas e, ainda assim, define, infelizmente, poucas músicas de trabalho.
Abaixo, listamos algumas músicas de três últimos álbuns da colombiana que mereciam ter ganhado clipe e uma divulgação.
She Wolf (2009)
Depois do flerte com a música eletrônica em Las de La Intuición, do álbum Fijación Oral vol. 1, de 2005, o álbum She Wolf trouxe essa sonoridade mais presente, porém não dominante. Especula-se que a faixa Men In This Town seria o single sucessor de Give It Up To Me, mas com a chegada da Copa do Mundo da África, em 2010, e a gravação de Waka Waka, a era Loba chegou ao fim.
- Why Wait
Tem como dar errado a mistura árabe + eletrônico? Não. E Why Wait é um resultado bem-sucedido que podemos listar. A segunda música cantada na turnê The Sun Comes Out, do show gravado Live From Paris cairia muito bem como single, já que ver Shakira dançando nunca é demais.
- Good Stuff
Como Pure Intuition (versão em inglês de Las de la Intuición), Good Stuff foi utilizada para divulgar o patrocínio da marca de carros SEAT, da turnê na Europa de Shakira, que conta com um comercial todo em desenho animado. Teria sido interessante lançar um clipe, no estilo do comercial.
- Men In This Town
A tão aguardada música eletrônica de Shakira, vencedora de enquete no site da cantora sobre qual música do álbum She Wolf era a preferida dos fãs e que, como explicado acima, acabou não se tornando single. Uma grande perda.
- Mon Amour
A faixa sexy, divertida e que retoma a angústia de ser trocada por outra que Shakira canta muito bem (em breve faremos uma lista delas) é o que chamamos de single potencial, que tinha tudo para ser um sucesso e infelizmente, não foi aproveitada.
- Spy
Depois do enorme sucesso mundial de Hips Don’t Lie, Shakira retoma a parceria com seu amigo Wyclef Jean, na faixa que, se imaginássemos um clipe, Shakira seria uma verdadeira bondgirl e Wyclef não resistiria à beleza e sensualidade da nossa musa (aliás, quem resiste, não?)
Ouça She Wolf no Spotify:
Sale el Sol (2010)
O álbum bilíngue que celebra uma nova fase da vida de Shakira, apaixonada e de volta às raízes latinas e que trouxe o último show até então, nos deu grandiosos hits (e polêmicas sobre plágio e desrespeito às leis de trânsito Espanholas) possui mais duas músicas que mereciam sim chance de serem singles.
- Mariposas
Ah, o amor, na sua plenitude. Mariposas conta, poeticamente, como Shakira encontrava-se no momento, com o começo de namoro com Gerard Piqué, jogador da seleção de futebol da Espanha que conheceu durante as gravações de Waka Waka. Um clipe bem romântico, feito em animação, cairia muito bem.
- Devoción
Shakira e sua essência rockeira, que lembra muito suas músicas do começo da carreira. Shakira chegou a performar Devoción junto a Loca em algumas premiações, no ano de 2011.
Ouça Sale El Sol no Spotify:
Shakira (2014)
Em 2012, aproveitando o embalo da bem-sucedida turnê The Sun Comes Out, Shakira esteve no estúdio gravando o sucessor do Sale el Sol. Ela esteve com produtores de renome, como David Guetta, Afrojack, Diplo, entre outros, no que acreditávamos que seria um álbum bem mais eletrônico que o She Wolf. Ela chegou a gravar o clipe de Dare em Lisboa, quando veio a confirmação de sua primeira gravidez! Após o nascimento de Milan, Shak se desdobrava entre maternidade, relacionamento com Piqué, The Voice – substituindo Christina Aguilera e o novo álbum! Para tal, Shakira realizou algo que ela jamais tinha feito: recebia músicas prontas para gravar, sem participar do processo criativo.
- Medicine
Depois de rock, reggae, pop, eletrônico, por que não country? Aproveitando sua passagem pelo The Voice US e a amizade com o cantor Blake Shelton, os dois gravaram o dueto country e chegaram a cantar no programa! Clipe? Queríamos.
- Loca Por Ti
A versão em espanhol da música catalã Boig Per Tu (que também está no álbum) merecia sim um clipe bem ao estilo sofrência (risos).
- Spotlight
A porção rock do álbum ficou na faixa Spotlight, onde Shaki canta o lado, digamos, chato da fama, da superexposição de seu relacionamento e de sua vida pessoal pelos paparazzi. Um clipe bem debochado faria sucesso. Shaki usou essa música como trilha dos comerciais de seus perfumes, Rock! e Love Rock! by Shakira.
- Chasing Shadows
Uma das grandes surpresas desse álbum. É sabido que grande parte das músicas não foi composta por Shakira, que estava ainda no processo de recuperação da sua primeira gravidez. A música teve três compositores, sendo que dois são ninguém menos que Fernando Garibay e Sia!
Com uma sonoridade mais profunda e intimista, a faixa agradou a grande maioria dos fãs, mas devido também a Copa do Mundo do Brasil e a segunda gravidez, o álbum não ganhou mais nenhum single.
- Cut Me Deep
Mais um reggae para a coleção. Depois de Un Poco de Amor (1995), Shakira convidou o grupo canadense Magic!, que começava a despontar no mercado internacional e gravou essa faixa, um reggae acelerado. Teria sido uma grande oportunidade de lançar mais ainda os rapazes da banda como explorar esse ritmo um pouco mais.
Ouça Shakira. no Spotify:
Então Shakifans, concordam com a lista? Qual (is) vocês acrescentariam, e qual (is) vocês tirariam? Contem pra gente!