Pular para o conteúdo

Shakira: da infância á vida adulta – Veja 8 fatos que você não sabia

A #ElDoradoWorldTour se aproxima, enquanto isso vamos relembrar o passado de nossa Diva?

Antes de descobrir fatos que você provavelmente não sabia sobre a “Rainha Latina ” relembre a primeira parte do especial Clique aqui.

1- O Festival de la Canción de Viña del Mar comemorado a cada ano na pequena cidade costeira no norte do Chile, serve como uma plataforma de lançamento para novos cantores latino-americanos e portugueses. Haviam boatos que supostamente uma maldição assombrava esse festival. Dizia a lenda que aqueles que ganhavam este concurso tinham carreiras curtas que terminavam depois de seu primeiro disco. Shakira chegou em Viña del Mar com apenas 16 anos, em fevereiro de 1993 para competir com “Eres”, uma canção do álbum “Peligro”. Sob uma noite cheia de estrelas, ela deslumbrou o público com sua voz e convenceu o júri de que seu talento a levaria longe: quando o concurso terminou, ela levou para casa o terceiro lugar. Ela havia triunfado em Viña del Mar e também tinha evitado a maldição do primeiro lugar, saindo vitoriosa com uma de suas próprias canções. Curiosamente a profecia de Viña se confirmou naquele ano, o primeiro lugar ficou com Claudio Cirimele que lançou apenas um disco em 1996 não alcançando a fama (Veja a performance dele), a dona do segundo lugar foi Tatiana Bustos que conseguiu certa fama internacional e se mantém na mídia até hoje (Veja a performance dela).Entre os juízes estava o jovem talento “Ricky Martin”, que naquela época tinha apenas 20 anos de idade e votou em Shakira como sua favorita.

2– Na novela El Oasis,de 1994, Shakira interpretava uma história que se parecia com uma tragédia de Shakespeare, Luisa María (Shakira) e Salomón Perdigón (Pedro Rendón) se amavam intensamente, mas seus pais, que eram irmãos gêmeos, se odiavam pois o pai de Luisa assumiu o controle exclusivo da fortuna da família, deixando seu irmão na pobreza extrema. Contra todas as probabilidades, Luisa María e Salomón provaram que o amor é mais forte do que todo o ódio do mundo e acabam se casando.
Shakira tinha provado o que significava ser atriz e trabalhar na TV ,aprendeu a dar beijos falsos, chorar por um amor não correspondido e até mesmo se casar. Embora ela não gostasse das cenas de beijo, era uma profissional e cumpriu seu papel.

Shakira e Pedro Rendón

3– Confrontar a obsessão que as revistas têm por um corpo magro não foi fácil. Uma das maiores fraquezas de Shakira é o chocolate. Seu desejo era tão grande que seu agente de imprensa teve que fazer um acordo com ela: ela poderia comer chocolate todos os dias, mas apenas a quantidade que Sánchez dava a ela, e não mais. Seu vício por chocolate tornou-se uma razão para “guerras” que nunca foram agressivas. Muitos na imprensa comentavam que Shakira era “gordita” mas para ela era difícil mudar seus hábitos alimentares e abandonar sua dieta com fritura, gordura e comida apimentada. Um dos grandes prazeres de Shakira era quando estava comendo, entre seus pratos favoritos estavam marisco, banana frita e comida árabe, toda cheia de gordura. Ela também adorava refrigerante. “podia beber um litro de Coca Cola com gelo “, lembra Sánchez. Para Shak fazer dieta era algo desafiador e seu pai ,Don William discordava das revistas e achava que sua filha estava ficando “muito magra” e queria dar-lhe vitaminas, Sánchez, acreditava que Shakira não precisava delas.
No auge de sua adolescência, com tantas mudanças em sua vida, Shakira teve que enfrentar mais uma mudança em sua rotina: sua dieta. Mas ela nunca perdeu o sono por dieta. Em vez de tomar medidas drásticas, que tantas meninas adolescentes, infelizmente tomam, Shakira fez algumas mudanças fundamentais em sua dieta, diminuindo a quantidade de trigo e de chocolate que comia e parou de beber refrigerante. Essas pequenas mudanças em seus hábitos alimentares mudaram sua imagem, deixando o rosto mais definido e sua cintura menor. Nesse tempo, ela nunca parou de ir ao ginásio queimar calorias e a manutenção de um corpo tonificado não foi uma tarefa difícil. Com o passar dos anos Shakira continuou a aprender sobre nutrição e acima de tudo, ela aprendeu a escutar seu corpo. 

4- Em 1994, a revista TV y Novelas decidiu comemorar seu primeiro aniversário com um concurso para “La Mejor Cola de Colombia” ou como dizemos, melhor bumbum da televisão. Mesmo que muitos dissessem para ela não participar, Sánchez pensou que seria uma boa maneira para Shak atrair a imprensa. Ela concordou, com a única condição de que ela não iria ser fotografada de biquíni,porém para que os leitores pudessem ver seu corpo concordou em usar shorts. Shakira acabou ganhando o concurso, naquele momento, ela não teve escolha e teve que ser fotografada de biquíni. Sendo uma mulher tão tímida quanto era Shakira na época ,ela não conseguiu se sentir confortável na frente de estranhos durante a sessão, estas fotos foram como um ataque à sua privacidade porém como de costume Shak cumpriu bem seu papel.

5– -Quando Sony Music escolheu Shak para participar em 1995 de uma coletânea com vários artistas chamada “Nuestro rock”, ela deve ter pulado de alegria. Esta era sua oportunidade para mostrar a todos o que sua música realmente era e o que ela poderia fazer com sua voz, além de repetir as linhas de um script. Agora tudo o que tinha a fazer era compor a música, caso contrário usariam uma de suas antigas.Enquanto ela estava sentada no ônibus a caminho de casa do nada, a letra de “¿Dónde estás corazón?” passou por sua mente. A inspiração desapareceu, mas ela tinha anotado as frases e idéias em um pedaço de papel. Felizmente quando chegou a hora de adicionar uma música a essas letras, Shakira conheceu Luis Fernando Ochoa, um produtor que a Sony tinha contratado para este álbum e que se mantém fiel a ela até hoje. A química nascida entre a cantora e o produtor era como uma dinamite e quando criaram “¿Dónde Estás, Corazón?” isto explodiu. Ela trouxe as letras e ele acrescentou a música. Eles trabalharam juntos em alguns arranjos e em um par de dias mais tarde entraram no estúdio de gravação. O processo era simples, divertido e criativo. Shakira tinha encontrado um produtor que iria ouvi-la, alguém com quem a criação de uma canção fosse um prazer, não tortura. Essa canção foi sua salvação, o hit que reviveu sua carreira musical.

6 – Em uma entrevista Shakira revelou: “Eu acho que se não tivesse fracassado com “Peligro”, não teria acordado e encontrado a determinação para parar o que estava fazendo e reavaliar meus objetivos. Em outras palavras, se as solas dos meus pés não machucassem eu não teria notado que meus sapatos eram muito pequenos. Se eu não tivesse atingido esse muro, nunca teria saído com os meus pés descalços e me revelado exatamente como eu sou”.

7- Shakira transformou a mais infeliz experiência em seu maior acerto. Ela procurou por uma razão por trás do roubo de suas canções em um aeroporto e sua mente obcecada encontrou uma resposta. “Cheguei à conclusão de que existem todos os tipos de ladrões “, ela explicou mais tarde.” Um ladrão não é apenas um filho que pega um objeto físico que não pertence a ele ou ela. Há ladrões que roubam sentimentos, espaço, tempo, sonhos, direitos “. Como se incluísse ela mesma na acusação “deixe alguém livre de pecado lançar a primeira pedra ” Shakira concluiu:” A partir desse ponto de vista, todos nós roubamos em algum momento ,inclusive eu. As mãos sujas [na capa de seu álbum DELL] representam a culpa partilhada. Ninguém é completamente limpo, no final somos todos cúmplices.” e evitando chamar o entrevistador de ladrão, Shakira disse: “Eu roubei suas perguntas e você minhas respostas.” Ela ainda afirmou que a música tinha roubado algo dela.”

8 – Shakira desde jovem foi influenciada por alguns de seus poetas favoritos: entre eles, Mario Benedetti, Oliverio Girondo, e Pablo Neruda. Este último inclusive Shak incluiu um trecho do poema ” Oda a la Alegria” no encarte de seu novo álbum “El Dorado”.

Gostou das curiosidades ? Relembre esse lindo vídeo feito pelo Portal Shakira e observe as transições do visual de nossa Diva durante seus 42 anos.