Pular para o conteúdo

Shakira – Laundry Service

Laundry Service é o quinto álbum de estúdio da artista colombiana Shakira. O seu lançamento ocorreu em 13 de novembro de 2001, através da Epic Records. É o seu primeiro álbum a ser gravado principalmente em inglês. Musicalmente, deriva principalmente do pop rock e possui uma variedade de outros estilos musicais, incluindo a música andina, dance-pop, a música do Oriente Médio, rock and roll e tango. Liricamente, as faixas refletem-se ao amor e ao romance. As gravações do projeto ocorreram no ano de 2001 em estúdios nos Estados Unidos, sob a produção de Brendan Buckley, Pablo Floresi, Javier Garza, Lester Mendez, Tim Mitchell, George Noriega e Luis F. Ochoa.

Shakira decidiu intitular o álbum de Laundry Service porque queria representar suas duas grandes paixões: o amor e a música, comparando-as com água e sabão, dizendo:

“A razão pela qual eu o chamei de Laundry Service é porque eu passei o ano dedicado às minhas duas grandes paixões: o amor e a música. Esses dois elementos são como água e sabão. Foi uma limpeza profunda, quase como renascer”.

A capa do álbum também foi desenhado por Shakira e apresenta uma vista de perto da parte traseira de Shakira com cabelos loiros; uma estrela e o nome do álbum são vistos tatuados em seu braço.

Em países latino-americanos como o México, o álbum foi lançado sob o título de Servício de Lavandería em 1º de janeiro de 2002, apresentando uma lista de faixas organizada diferentemente da versão original do disco. No Reino Unido, Laundry Service foi lançado em 11 de março de 2002. Em 12 de novembro de 2002, foi lançada uma edição limitada do álbum, intitulada Laundry Service: Washed and Dried. Esta edição do álbum apresenta três remixes adicionais e um DVD bônus que apresenta conteúdo multimídia relacionado a “Objection (Tango)”.

O sucesso de “Dónde están los ladrones” fez a cantora cubana Gloria Estefan — cujo marido Emilio Estefan estava administrando Shakira na época do lançamento do disco — convencer Shakira a tentar o crossover para a indústria pop mainstream. Entretanto, Shakira ficou inicialmente hesitante para gravar músicas em inglês, uma vez que não era sua primeira língua, e por isso, Estefan se ofereceu para traduzir “Ojos Así” em inglês, a fim de mostrar a ela que “poderia ​​traduzir bem”. Após ver a faixa traduzida, Shakira começou a traduzir algumas de suas canções e mostrou para Estefan, que respondeu: “Sinceramente, eu não posso fazer isso melhor!”.

Shakira, Gloria Estefan e Emilio Estefan

Como Shakira queria ter total controle sobre suas gravações, ela decidiu aprender inglês melhor para ser capaz a escrever suas próprias canções em inglês. Querendo encontrar um método para expressar suas “histórias do dia-a-dia em inglês”, Shakira comprou dicionários de rimas, começou a analisar as letras das canções de Bob Dylan, leu poesia e obras de autores como Leonard Cohen e Walt Whitman e passou a ter aulas de inglês com um tutor particular. A primeira canção que ela escreveu foi “Objection (Tango)” e, em entrevista à revista Faze, ela revelou que escrever canções em inglês foi desafiador para ela:

“Eu orei e pedi a Deus para enviar-me uma boa música hoje, e eu lembro que eu comecei a escrever a música [‘Objection (Tango)’] duas horas horas depois. Eu escrevi a música e as letras ao mesmo tempo, e quando isso acontece, é realmente mágico para mim”.

Depois de completar “Objection (Tango)”, Shakira decidiu escrever mais dez músicas e começou a criação de estúdios de gravação portáteis na região rural do Uruguai. Ela escreveu várias canções com um “dicionário em uma mão e um dicionário na outra”. Shakira colaborou com vários escritores e produtores no álbum, incluindo Estefan, Lester Mendez, Luis Fernando Ochoa e Tim Mitchell. Estando “no controle mais do que nunca”, Shakira supervisionou de perto o desenvolvimento do álbum. A cantora também atuou como a principal produtora do álbum.

Laundry Service recebeu revisões mistas da mídia especializada, em que alguns analistas prezou a incorporação de diferentes estilos musicais na produção e a originalidade de Shakira, enquanto outros argumentaram que o som do álbum era genérico. O talento vocal de Shakira recebeu análises positivas. Comercialmente, obteve um desempenho favorável, liderando as tabelas da Austrália, da Áustria, e de outros três países, enquanto listou-se entre as cinco melhores posições na Alemanha, na Argentina, na Espanha, na França e no Reino Unido. Nos Estados Unidos, atingiu a terceira posição na parada de álbuns Billboard 200. O álbum recebeu diversas certificações recordes em vários países, incluindo certificações de quíntupla platina na Austrália, Canadá, Espanha e Suíça. Também foi certificado multi-platina no Reino Unido e nos Estados Unidos, provando ser um crossover de sucesso para Shakira. Mundialmente, foi o sétimo álbum mais vendido em 2002.

“Eu planejo continuar a mesma artista, com a mesma linguagem musical, só que em uma língua falada diferente. Tudo ainda está vindo de meus sentimentos reais, de experiências da minha vida real”.

 

❤️Shak!

Uma publicação compartilhada por Portal Shakira (@portalshakira) em

O sucesso comercial do álbum fez com que Shakira passasse a ser considerada uma dos mais bem-sucedidos artistas de crossover latinos de todos os tempos, com Steve Huey do AllMusic a chamando de “a maior cantora de crossover do pop latino desde Jennifer Lopez” e “uma sensação pop instantânea, graças a seu sentido poético peculiar e uma imagem sexy construída a partir de seus movimentos de dança do ventre”.

O desempenho de vendas do disco também recebeu considerável repercussão negativa, com muitos críticos adjetivando Shakira de “sellout”. Esta reação foi mais tarde intensificada pelo fato de que a artista, que era naturalmente morena, deixou seu cabelo louro na época do lançamento do material, o que muitos viram como uma tática para “encaixar-se no mercado estadunidense”. Em relação a essas críticas, a cantora respondeu:

“Eu sei que meu povo latino acha isso difícil. E eu quero que [meu sucesso] seja uma notícia boa em meu país. Mas é comum que quando você vê alguém próximo de você “crescer”, você acha que a própria palavra ‘crescer’ é sinônimo de ir embora. Meu cabelo é uma coincidência. Eu o tingi mais de dois anos e meio atrás”.

Por outro lado, muitos viram o sucesso da artista em seu crossover como uma “forte declaração cultural”, já que seu estilo musical era uma representação de sua etnia mista.

Seis singles foram lançados do álbum. O primeiro, “Whenever, Wherever”, se tornou um sucesso internacional e alcançou a liderança em cerca de 29 países, como a Alemanha, a Austrália, a Áustria, a Espanha, a França e a Itália. O segundo, “Underneath Your Clothes”, obteve um sucesso semelhante, classificando-se na primeira posição na Austrália, na Áustria e na Bélgica. Os dois singles listaram-se entre os dez mais vendidos no Reino Unido e Estados Unidos. O terceiro, “Objection (Tango)”, conseguiu atingir as dez melhores posições na maioria dos países ao redor do mundo. Os singles de língua espanhola “Te dejo Madrid” e “Que me quedes tú” tiveram um bom desempenho em regiões hispânicas, tornando-se bem sucedidos na Espanha e nas paradas de música latina dos Estados Unidos. “The One” foi lançada como a última faixa de trabalho do álbum e obteve um desempenho comercial moderado. Como forma de divulgação do material, Shakira embarcou na turnê Tour of the Mongoose entre 2002 e 2003, que foi a sua primeira grande turnê mundial e visitou diversos países e cidades.

Lista de faixas

1. Objection
2. Underneath Your Clothes
3. Whenever, Wherever
4. Rules
5. The One
6. Ready for the Good Times
7. Fool
8. Te Dejo Madrid
9. Poem to a Horse
10. Que Me Quedes Tú
11. Eyes Like Yours (Ojos Así)
12. Suerte (Whenever, Wherever)
13. Te Aviso, Te Anuncio (Tango)

Ouça o álbum no Spotify:

 

Vídeos do álbum que estão no canal ShakiraVEVO:

Suerte

Whenever, Wherever

Underneath Your Clothes:

Objection (Tango)

Te Dejo Madrid

Que Me Quedes Tu