Pular para o conteúdo

É uma tragédia humana o que está acontecendo em La Guajira: Shakira

“Há 5.000 crianças em La Guarija que estão nesse momento morrendo de fome. Se queremos pensar em ter uma Colômbia em paz, temos que começar a construir desde a base de nossas crianças”. Com essas palavras, a cantora Shakira se referiu à problemática de desnutrição que vivem as crianças desta região de seu país.

Claramente comovida, assegurou que é difícil que um país alcance a paz, onde morrem crianças de fome, e pediu ao Senado da República e ao Estado em termos gerais, apoiar a lei de primeira infância promovida pela Fundação ‘Alas’, que se debate atualmente no Congresso.

A reação foi na tarde deste sábado em Barranquilla, onde se encontra desde a quarta-feira passada gravando com Carlos Vives o vídeoclipe do tema “La Bicicleta”. A artista barranquilheira ofereceu uma coletiva de imprensa em um hotel do norte da cidade aos meios internacionais, nacionais e locais, antes de partir ao território espanhol.

“O Estado tem a obrigação fundamental de proporcionar estes cuidados. Por isso faço um chamado aos senadores e convocá-los a darem seu voto positivo nesta lei. Como mãe, não posso imaginar a dor de uma mulher ao ver seu filho falecer por falta de alimentação e cuidado. As crianças devem ter a prioridade máxima”, expressou.

Assim mesmo, adiantou que estão acontecendo conversas com as autoridades correspondentes para construir um colégio em La Guajira, projeto que a artista lidera. Estas instituições, com sedes em várias regiões do país e no estrangeiro, trabalham em planos nutricionais com seus estudantes.

“Eu gostaria de fazer uma escola em La Guajira, mas para isso precisamos do Estado. Devemos fazer uma aliança entre o setor privado e o setor governamental para poder conseguir”, manifestou.

Durante a coletiva de imprensa, a cantora destacou que o país precisa solucionar o conflito armado, que leva mais de 50 anos e um maior investimento na educação. A artista destacou que são necessárias bases sólidas para promover a igualdade e assim conseguiram ambiente em paz.

“Mais de oito milhões de vítimas da violência neste país. Tudo isso tem que acabar. Mas mais do que uma assinatura, precisamos de um compromisso e uma vontade de todos os colombianos para construir um país ao futuro em paz”, pediu a cantora.