Pular para o conteúdo

Biografia

VMAs 2023: Shakira Brilha com Indicações em Três Categorias de Destaque

Musa latino-americana, Shakira encanta o mundo com sua voz e requebrado

Colombiana de Barranquilla, a artista (que acreditem, já completou 44 anos em 2021) começou a compor aos 8. O primeiro sucesso, ‘Pies Descalzos’, de 1995, dá nome à sua fundação para crianças carentes.

Uma das maiores pop-stars do cenário musical internacional, a cantora colombiana Shakira já esteve na lista da revista Forbes das 100 mulheres mais poderosas do mundo em 2015, junto com a chanceler Ângela Merkel, a candidata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton e as cantoras Beyoncé e Taylor Swift.

De ascendência libanesa, Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em 2 de fevereiro de 1977 em Barranquilla – que possui um dos mais importantes portos da América do Sul e que, desde a Segunda Guerra Mundial, recebe imigrantes de várias partes do mundo. A cidade é famosa por ser sede de uma das festividades folclóricas e culturais mais importantes da Colômbia: o carnaval de Barranquilla, que foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.

Aos 8 anos de idade, Shakira compôs sua primeira canção e dois anos depois ela começou a participar de concursos musicais. Em 1990, aos 13 anos, lançou o primeiro álbum, “Magía” e aos 15, “Peligro”, ambos um fracasso de vendas, e sua carreira não decolou, mesmo sendo uma artista contratada pela Sony Music

O sucesso veio com o álbum ‘Pies Descalzos’ – e as icônicas ‘Estoy Aquí’ e ‘Pies Descalzos, Sueños Blancos’, além de ‘Dónde estás Corazón?’. Para a edição brasileira do álbum ‘The Remixes’, Shakira também gravou três faixas em português, “Estou Aqui”, “Um Pouco de Amor” e “Pés Descalços”, mas o público brasileiro preferiu as versões em espanhol. A partir daí, Shakira, que também dança e toca violão e piano, passou a mirar o mercado americano e a cantar em inglês e espanhol, emplacando vários sucessos.

Com onze álbuns lançados, a cantora vendeu mais de 80 milhões de cópias em todo o mundo, tendo conquistado três Grammy Awards e 11 Grammy Latinos. Ela ainda participou das cerimônias de três campeonatos mundiais de futebol: o show de encerramento da Copa da Alemanha, em 2006, com o hit “Hips don’t lie”, que a artista canta em seu álbum com o haitiano Wyclef Jean. Em 2010, na África do Sul, coube à colombiana compor a música oficial da Copa do Mundo, em parceria com o grupo sul-africano Freshlyground, cantando “Waka Waka (This Time for África)”, que celebrou a primeira Copa no continente. Sua última participação foi na Copa do Brasil em 2014: no Maracanã, com seu filho Milan no colo, Shakira cantou na festa de encerramento e subiu ao palco com Alexandre Pires, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Wyclef Jean e Carlos Santana.

No Brasil, ela participou do Rock in Rio, em setembro de 2011, com apresentação baseada na turnê “The Sun Comes Out World Tour”, mas com algumas alterações, entre elas a dobradinha com a baiana Ivete Sangalo cantando “País tropical”, de Jorge Ben Jor além de mais três shows em março e abril, no Pop Music Festival, 14 anos depois de seus primeiros shows no país. Em 8 de novembro de 2011, Shakira era a primeira artista da América do Sul a receber uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.

A artista tem dois filhos, Milan e Sasha, com o campeão mundial e zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué Bernabéu, que conheceu na África do Sul durante as gravações do clipe “Waka Waka”. Curiosamente, ambos nasceram em 2 de fevereiro: ela em 1977 e Piqué, dez anos depois.

Em entrevista recente, a colombiana afirmou que ter conhecido Gerard Piqué, do modo ocorrido e na delicada situação emocional em que ela se encontrava, foi como ter encontrado a cidade dourada, cobiçada pelos espanhóis durante a colonização da América do Sul.

Shakira compõe e canta primordialmente canções de amor, algumas mais românticas, outras com mais humor ou muita acidez, refletindo momentos de sua vida. Em 2016, seu antigo namorado e empresário Antonio de la Rúa, filho do ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa, perdeu pela terceira vez na Justiça uma ação em que reivindicava US$ 100 milhões da cantora, alegando ter ajudado a construir o nome da estrela pop ao longo de seus 11 anos de namoro (2000 a 2011).

Em 1997, a cantora criou a Fundação Pies Descalzos, uma instituição voltada para crianças carentes na Colômbia, que proporciona a mais de 4,5 mil crianças atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. Por seu trabalho à frente da fundação, o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, entregou à Shakira, em janeiro de 2017, um prêmio que reconhece personalidades que são “exemplos de liderança” em nível mundial.

Em outubro de 2011, Shakira foi nomeada membro da Comissão Consultiva do Presidente Obama sobre Excelência Educacional para Hispânicos. Shakira atuou como treinadora na 4ª e 6ª temporada de “The Voice”, a série de competição vocal de sucesso da NBC que busca a melhor voz do país.

Seu décimo álbum de estúdio “Shakira” foi lançado em 2014, trazendo sucessos como “Can’t Remember to Forget You”, com Rihanna e “La La La (Brasil 2014)”.  Em 2016, ela estrelou como Gazelle no filme recorde da Disney “Zootopia”, além de contribuir para a trilha sonora com “Try Everything”. Em junho, ela lançou “La Bicicleta” com o colega artista colombiano Carlos Vives, que quebrou recordes na Colômbia quando permaneceu em primeiro lugar por 18 semanas consecutivas e passou 13 semanas em primeiro lugar na Espanha, além de alcançar o primeiro lugar no iTunes latino americano . 

O vídeo, gravado nas cidades natais de Shakira e Carlos, Barranquilla e Santa Marta, respectivamente, tem mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Foi seguida pela sedutora faixa “Chantaje”  feat. Maluma. Com mais de 2,5 bilhões de visualizações no YouTube, é um dos maiores sucessos latinos da plataforma na história. Também alcançou a posição # 1 na parada “Latin Airplay” e foi certificado como Double Platinum na Espanha. Shakira lançou recentemente seu 11º álbum de estúdio, “El Dorado”, que foi gravado principalmente em espanhol. 

Após o lançamento, o álbum alcançou a posição #1 no iTunes em 37 países, ganhou o Melhor Álbum Pop Vocal no Grammy Latino de 2017 e Melhor Álbum Pop Latino no Grammy Awards 2018. Também foi certificado em platina RIAA 14X nos EUA. Com mais de 10 bilhões de streams, é um dos álbuns femininos mais transmitidos de todos os tempos. Em novembro de 2018, ela concluiu sua turnê mundial de enorme sucesso, El Dorado World Tour.  Em 2019 viu o lançamento do filme concerto Shakira in Concert: El Dorado World Tour, que foi exibido nos cinemas de todo o mundo para um evento global de uma noite e foi acompanhado por Shakira In Concert: El Dorado World Tour Live Album.

No dia 2 de fevereiro de 2020 se apresentou no Super Bowl LIV no Hard Rock Stadium em Miami. Shakira e Jennifer Lopez fizeram história e mostraram a força e união dos latinos. Atualmente, a colombiana está trabalhando em um novo álbum.

Abaixo você confere a evolução do visual de Shakira nos últimos anos.

Site Oficial:
www.shakira.com