Pular para o conteúdo

Shakira é mencionada em reportagem no Jornal da Globo

Numa reportagem nesta madrugada (13), sobre o guitarrista mexicano Carlos Santana, que levou a música latina de sua guitarra para todo o mundo, foi citada a diva colombiana Shakira, sobre a musicalidade, entre diversos estilos e gerações.

Lembrando que Shakira e Santana já trabalharam juntos na música Illegal, do álbum Oral Fixation Vol. 2, da colombiana e ambos estiveram presentes no encerramento da Copa do Mundo deste ano, no Estádio do Maracanã, no Rio.

Confira o vídeo aquiShakira aparece a partir dos 2:59 do vídeo.

Quando Carlos Santana apareceu, há 45 anos, no Festival de Woodstock, o rock já era dançante. Ficou melhor ainda quando o guitarrista mexicano adicionou tempero latino. Na coluna de Nelson Motta, o molho de Carlos Santana.

Num time de sonhos da guitarra, o mexicano Carlos Santana tem lugar garantido no ataque. Ee é titular dessa seleção há 45 anos, desde o Festival de Woodstock, em 1969, quando o mundo começou a conhecer o estilo do grande guitarrista e o conceito do grupo que lançou o rock latino.

E olha que em Woodstock também tocaram mestres como Jimmi Hendrix e Pete Townshend, do The Who, e Santana se destacou com seu estilo reconhecível aos primeiros acordes, com a guitarra aguda e melódica bailando em meio ao balanço latino irresistível de sua banda.

Filho de um músico de mariachi, Carlos Santana chegou a San Francisco em 1962 e logo estava integrado à forte cena blues e psicodélica da Califórnia. Mas seu pulo de gato foi adicionar elementos musicais mexicanos e afro-caribenhos à sua receita. O rock latino entrava em campo para ficar.

Em 45 anos de carreira, sempre aberto à inovação, Santana experimentou muitas outras fusões e passeou pela música brasileira no álbum “Caravanserai”, em 1972, com a recriação de um tema instrumental de Tom Jobim, “Stone Flower”.

Em uma carreira de altos e baixos, com os clássicos mergulho nas drogas e no misticismo, Santana passou 20 anos fora das paradas. A volta por cima foi em 1999, no disco “Supernatural”.

Desde então, Santana se mantêm no topo, compartilhando sua musicalidade com artistas de diversos estilos e gerações, como Shakira, o jazzman Herbie Hancock, a inglesa Joss Stone e o brasileiro Samuel Rosa, do Skank.

Carlos Santana renovou ao mesmo tempo o rock internacional e levou a música da sua terra para o mundo, realizando com a sua guitarra uma integração de culturas que se tornou o seu maior legado.

Fonte: Jornal da Globo

Marcações: