Pular para o conteúdo

Retrospectiva Portal Shakira 2016: Chantaje

Depois de gravar a música-tema do filme Zootopia, Try Everything e participar do exitoso dueto de ‘La Bicicleta’ com Carlos Vives, Shakira deu início a sua nova era musical, dois anos depois do lançamento do último álbum e do hiato musical, onde se dedicou exclusivamente à sua família, gravando a música Chantaje, em parceria com o cantor também colombiano Maluma, que tem despontado no cenário latino. A priori, aconteceu a publicação do áudio no YouTube, no dia 26 de outubro de 2016. A canção teve rápida aceitação por parte dos fãs, chegando a ser número 1 aqui no Brasil e mais 15 países, e do público em si, fazendo com que se especulasse como seria o clipe.

Quase um mês depois da divulgação do áudio, houve o lançamento do clipe,no dia 18 de novembro. Gravado em Barcelona,com direito a construção de cenário,o clipe surpreendeu pela boa forma de Shakira e pela cena divertida,de Shak andando no mercadinho com um porquinho

O clipe acabou sendo lançado com seis horas depois do clipe de Britney Spears, gerando uma certa disputa entre os fãs da cantora, para ver qual deles chegaria a 1 milhão de visualizações primeiro. Acreditava-se que com poucas horas depois do lançamento, esse número chegaria rapidamente, mas ‘Chantaje’ enfrentou uma série de problemas técnicos, como o contador do YouTube que não atualizava e a miniatura do clipe que não conseguiam trocar, gerando confusão na hora de assistir o vídeo, já que era similar à do vídeo com o áudio. O primeiro milhão de visualizações veio apenas na madrugada do dia 19. A partir daí o contador disparou nas visualizações!

No dia 8 de dezembro, vinte e dois dias depois do seu lançamento, o clipe chegou aos 100 milhões de visualizações, se tornando o décimo quinto VEVO Certified (décimo sétimo, contando com Beautiful Liar, de Beyoncé e La Bicicleta, de Carlos Vives) de Shakira. Aliás, Shakira quebrou mais um recorde: O clipe da música foi o vídeo em espanhol a chegar mais rápido a esse número de visualizações.

Nos bastidores do prêmio LOS40, Shakira e Maluma receberam cada um, uma placa certificando as mais de 100 milhões de visualizações de Chantaje.

Shakira & Maluma Single de #Chantaje recebe certificado por mais de 145 milhões de streams. Parabéns Shak!

Uma publicação compartilhada por Portal Shakira (@portalshakira) em

CHANTAJE (VISUALIZAÇÕES)
NOVEMBRO DEZEMBRO
DIA VIEWS DIA VIEWS
18 592 mil 08 100 milhões
19 1 milhão 10 110 milhões
19 4 milhões 10 120 milhões
19 5 milhões 19 197 milhões
22 14 milhões 19 199 milhões
24 20 milhões 19 200 milhões
26 30 milhões 27 271 milhões
28 42 milhões 30  296 milhões

 

STREAMS

    • iTunes: A canção passou oito dias no chart norte-americano, mas no Brasil continua na parada, atualmente na posição número 60.
    • Spotify:
    • Social 50 – Shakira encontra-se na posição #15
CHART POSIÇÃO
Hot 100 #65
Hot Latin Songs #1
Latin Digital Sales #2
Latin Songs #1
Top Latin Airplay Songs #1
Top Latin Pop Songs #1
Youtube #1