Pular para o conteúdo

‘Loca’ é considerada plágio por juiz americano

RIO — Em uma decisão tomada pela corte federal de Manhattan nesta terça-feira, a canção “Loca”, sucesso da cantora Shakira em 2010, foi considerada culpada de plágio por um juiz americano. Segundo Alvin Hellerstein, a música, cuja versão mais famosa é adaptada de uma canção do rapper El Cata, copiou o trabalho do compositor Ramón Arias Vásquez, que compôs “Loca con su tiguere” na década de 1990.

A decisão nasceu de um processo movido desde 2012 pela Mayimba Music, gravadora que detém os direitos de Arias, contra a Sony — que detém os direitos das músicas de Shakira e de Cata. Com a decisão, a Sony terá que ressarcir a Mayimba tanto pela versão de Shakira quanto pela de Cata. Ainda haverá uma nova audiência, na qual serão definidos os valores.

Na versão de Shakira, os compositores são ela, Cata e os rappers Pitbull e Dizzee Rascal. No single em espanhol, cujas vendagens devem render compensações à Mayimba, ela convida o próprio Cata. Já a versão em inglês da canção, com Rascal, foi inocentada da condenação, por “não haver” evidências suficientes de plágio. A acusação da Mayimba não pede compensação por parte de qualquer um dos artistas.

Eduard Edwin Bello Pou, mais conhecido como El Cata, lançou “Loca con su tiguere” em 2007. Na voz de Shakira, o single “Loca” alcançou o topo das paradas na “Billboard” e foi vendido mais de cinco milhões de vezes.

A Sony e a Mayimba não se pronunciaram até o caso, no momento.

Confira a versão de El Cata, que originou o single de Shakira e a acusação de plágio:

Fonte: O Globo

Marcações: